A seis pontos de confirmar o título da Série B do Campeonato Brasileiro, o Cruzeiro do técnico Paulo Pezzolano está perto de quebrar um jejum de quatro anos sem comemorar um título nacional. A Copa do Brasil de 2018 é a última conquista celeste em uma competição da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).
Naquele ano, o Cruzeiro venceu os jogos da final contra o Corinthians (1 a 0 no Mineirão - gol de Thiago Neves - e 2 a 1 na Arena Corinthians – Robinho e Arrascaeta fizeram para a Raposa e Jadson para o Timão). Após o hexa, o Cruzeiro conquistou também o Campeonato Mineiro de 2019.
Líder isolado da Série B, com 68 pontos, o Cruzeiro pode confirmar matematicamente o título inédito da segundona nas próximas duas rodadas. Para isso, precisa vencer a Ponte Preta e o Ituano, em duelo marcado para o Mineirão, no dia 4 de outubro, uma terça-feira.
O analista de números da Itatiaia, Domingos Sávio Baião, destaca que o empate entre Bahia e Operário (2 a 2), nesse sábado (24), deixou a Raposa mais perto da conquista. Isso porque o Grêmio, atual vice-líder com 53 pontos, chega ao máximo a 74, mas leva desvantagem no número de vitórias.
“O Bahia empatou em casa com o Operário e agora é uma questão matemática: o Cruzeiro vencendo a Ponte Preta e o Ituano chegará a 74 pontos e conquistará, de forma matemática, o título brasileiro. Isso porque o Grêmio, com 53 pontos, e 21 a disputar, pode chegar a 74 pontos, mas com 21 vitórias. E o Cruzeiro, com mais duas vitórias, chegará a 74 pontos e 22 vitórias. O Bahia, com o tropeço, só poderá chegar a 73 pontos”, explica Baião.
“Vencendo a Ponte Preta, o Cruzeiro pode preparar a festa para o Mineirão, frente ao Ituano, para conquistar, com mais uma vitória, o título brasileiro da Série B”, reforça.
Veja a ficha técnica da última conquista nacional da Raposa:
Corinthians 1 X 2 Cruzeiro
Corinthians: Cássio; Fagner, Léo Santos, Henrique e Danilo Avelar; Ralf, Gabriel (Mateus Vital) e Jadson; Romero, Emerson Sheik (Clayson) e Jonathas (Pedrinho). Técnico: Jair Ventura
Cruzeiro: Fábio, Edílson, Léo, Dedé e Lucas Romero; Henrique, Ariel Cabral, Robinho, Thiago Neves (Lucas Silva) e Rafinha (Arrascaeta) ; Barcos (Raniel). Técnico: Mano Menezes
GOLS:
Corinthians: Jadson, de pênalti, aos nove minutos do segundo tempo
Cruzeiro: Robinho, aos 29 minutos do primeiro, e De Arrascaeta, aos 37 minutos do segundo tempo
Local: Arena Corinthians, em São Paulo (SP)
Data: 17 de outubro de 2018, quarta-feira
Horário: 21h45 (Brasília)
Árbitro: Wagner do Nascimento Magalhães (RJ)
Assistentes: Rodrigo Figueiredo Henrique Correa e Bruno Boschilia (ambos do RJ)
Cartões amarelos: Ralf, Gabriel, Emerson Sheik, Fagner, Jadson e Clayson (COR); Rafinha, Thiago Neves, Robinho (CRU)
Público: 45.978 pagantes
Renda: R$ 5.108.151,00