Ouvindo...

Setenta e um dias para a Copa do Mundo: Higuita, goleiro emblemático e amigo de Pablo Escobar

A histórica Seleção Colombiana da década de 1990 apresentou ao mundo o goleiro René Higuita

O goleiro René Higuita era amigo do narcotraficante Pablo Escobar

(1990)

Além do futebol jogado de forma plástica, a seleção colombiana encantou o mundo na década de 1990 muito por conta dos personagens carismáticos que possuía. Um dos jogadores mais emblemáticos desta geração foi René Higuita.

O goleiro participou da campanha da Colômbia na Copa do Mundo de 1990, quando conseguiu uma classificação para a segunda fase após arrancar um empate com a Alemanha, que seria campeã do torneio posteriormente. O gol foi marcado por Freddy Rincón.

Higuita chegou à Copa do Mundo de 1990 após ser um dos heróis do Atlético Nacional na conquista da Libertadores de 1989. Uma das características do arqueiro era a facilidade de jogar com os pés.

No entanto, o excesso desconfiança acabou custando caro nas oitavas de final contra Camarões. Na prorrogação, o goleiro perdeu a bola para Roger Milla, que marcou o segundo gol para os africanos. Os sul-americanos até conseguiram descontar nos minutos finais, mas foram eliminados.

Em 1994, Higuita não foi convocado para a Copa do Mundo por conta de polêmicas envolvendo a vida pessoal do jogador, que era amigo do narcotraficante Pablo Escobar.

Higuita

Nome: José René Higuita Zapata;

Nascimento: 27 de agosto de 1966;

Local: Medellín, Colômbia.

Alexandre Simões é coordenador do Departamento de Esportes da Itatiaia e uma enciclopédia viva do futebol brasileiro
Hugo Lobão é repórter multimídia do portal Itatiaia Esporte. É formado em Jornalismo pela PUC Minas. Antes da Itatiaia, passou por Hoje Em Dia, Record e Globo Esporte. Amante de esportes olímpicos.