Ouvindo...

Setenta e três dias para a Copa do Mundo: Taffarel, o icônico goleiro da Seleção Brasileira

Após a eliminação do Brasil para a Argentina em 1990, Taffarel foi fundamental para o tetra da Seleção nos Estados Unidos

Taffarel é um dos maiores nomes da história da Seleção Brasileira na Copa do Mundo

Um dos goleiros mais importantes da história da Seleção Brasileira, Cláudio Taffarel marcou época por conta das boas exibições em Copa do Mundo nos anos 90. Após a eliminação para a Argentina em 1990, o arqueiro foi peça fundamental na conquista do tetracampeonato nos Estados Unidos.

Na disputa de pênaltis da final contra a Itália, Taffarel defendeu a cobrança de Massaro antes da finalização para fora de Roberto Baggio, que daria a Taça para o time comandado por Carlos Alberto Parreira.

Após conquistar o título nos Estados Unidos, em 1994, o goleiro se tornou o jogador mais caro da posição a ser comprado por um clube brasileiro até aquele momento. Ele foi contratado pelo Atlético, onde disputou 191 partidas.

Quando estava de saída do Galo, Taffarel foi convocado para a Copa do Mundo de 1998, na França. Mais uma vez, o arqueiro brilhou, principalmente em outra disputa de pênaltis. Na semifinal contra a Holanda, ele defendeu duas cobranças e garantiu a Seleção na final contra a França.

Ao todo, o goleiro fez 18 jogos em Copa do Mundo e sofreu 15 gols.

Taffarel

Nome: Cláudio André Mergen Taffarel;

Nascimento: 8 de maio de 1966;

Local: Santa Rosa, Rio Grande do Sul.

Alexandre Simões é coordenador do Departamento de Esportes da Itatiaia e uma enciclopédia viva do futebol brasileiro
Hugo Lobão é repórter multimídia do portal Itatiaia Esporte. É formado em Jornalismo pela PUC Minas. Antes da Itatiaia, passou por Hoje Em Dia, Record e Globo Esporte. Amante de esportes olímpicos.