(1934 – 1938)
Símbolo da grande seleção italiana bicampeã do mundo em 1934 e 1938, Giuseppe Meazza iniciou sua história na Azzurra ainda com 19 anos, como uma revelação do Ambrosina, atualmente Internazionale de Milão.
Na conquista da taça de 1934 ele marcou um dos gols mais importantes da campanha do time comandado por Vittorio Pozzo. Nas quartas de final a Itália precisou de um jogo desempate contra a Espanha, que foi vencido por 1 a 0 com um gol dele.
Sua grande participação naquele Mundial fez com que fosse eleito o craque da competição, a primeira disputada na Itália.
Quatro anos depois, Meazza já era uma realidade, foi novamente um dos destaques da Azzurra e marcou o segundo gol italiano na vitória por 2 a 1 sobre a Seleção Brasileira na semifinal, na primeira grande participação do time Canarinho na Copa do Mundo.
Este gol, que foi de pênalti, carrega uma curiosidade. Quando Meazza caminhava para a cobrança, o cordão do seu calção desamarrou, mas mesmo assim ele conseguiu vazar a meta defendida por Walter.
Na sua carreira defendeu, além da Ambrosina (Internazionale), defendeu também o Milan. E foi ídolo nos dois lados. Até por isso dá nome ao estádio principal de Milão, que além de San Siro é também chamado de Giuseppe Meazza.