Ouvindo...

Cruzeiro tem 99,37% de chance de voltar à Série A, segundo projeção da UFMG

Raposa abriu importante vantagem para os principais concorrentes ao acesso nas primeiras 20 rodadas

Cruzeiro tem mais de 99% de chance de conquistar o acesso, segundo a UFMG

Com 45 pontos e na liderança isolada da Série B, o Cruzeiro caminha a passos largos para conquistar o tão sonhado acesso à elite do futebol nacional. Segundo o Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), após 20 rodadas de competição, a Raposa tem 99,37% de chances de voltar à Série A.

A diferença para os principais concorrentes ao acesso é grande: são nove pontos de vantagem para o vice-líder Grêmio, que tem 36 pontos, 10 em relação ao Vasco (3º), 11 em comparação com o Bahia (4º) e 16 para o Londrina, atual 5º colocado.

No geral, o aproveitamento do Cruzeiro é de 75%, já que foram conquistados 45 dos 60 pontos em disputa. São 14 vitórias, três empates e três derrotas. Em casa, os comandados de Paulo Pezzolano venceram todos os 10 duelos.

Como a Itatiaia vem acompanhando, o “número mágico” para o acesso é 62 pontos, ou seja, a Raposa precisa somar apenas 17 nas próximas 18 rodadas para confirmar a projeção da UFMG nesta temporada.

Em tese, o Cruzeiro necessita de seis vitórias para garantir, matematicamente, o acesso à Série A.

Leonardo Garcia Gimenez é repórter multimídia na Itatiaia. Natural de Arcos-MG e criado em Iguatama-MG. Passou também pela Record Minas.
Guilherme Piu é jornalista esportivo com experiência multiplataforma: digital, revista, rádio e TV. Tem dois livros publicados e foi premiado em festivais de cinema no Brasil e no exterior, dentre eles o Cinefoot. Cobriu grandes eventos, como Copa do Mundo, Olimpíada, Copa América e torneios de futebol. Passou por Hoje em Dia, Uol e Revista Placar.
Emerson Pancieri é setorista do Cruzeiro na Rádio Itatiaia, onde atua desde 2016. Graduou-se em Jornalismo pela Newton Paiva, em 2009. Passou também por Transamérica, O Tempo, Band News, Rádio Globo e CBN (onde foi setorista do Cruzeiro de 2012 a 2016 e cobriu o bicampeonato brasileiro 2013 e 2014, além da Copa no Brasil).