Ouvindo...

Sucesso no Festival de Berlim, o longa nacional ‘Betânia’ estreia nos streamings

Filme poderá ser alugado nas plataformas iTunes/Apple Tv, Google Play/YouTube Filmes e outras

Cena do filme: ‘Betânia’ ; Nádia D’Cassia, Diana Mattos e Ulysses Azevedo

O filme brasileiro “Betânia” chega às plataformas de streaming no dia 19 de junho de 2025. A produção poderá ser alugada no iTunes/Apple TV, Google Play/YouTube Filmes e outras plataformas digitais.

Ambientado nos deslumbrantes Lençóis Maranhenses, “Betânia” sobressai por combinar comédia, drama e aventura no retrato de uma mulher de 65 anos e sua família. A narrativa aborda temas sociais e ambientais, sempre acompanhada de muita música e transmitindo a essência maranhense.

Leia mais

A obra, produzida pela Salvatore Filmes em coprodução com o Canal Brasil, conquistou reconhecimento internacional após sua bem-sucedida apresentação no 74º Festival de Berlim. Desde então, o filme percorreu mais de 20 festivais em 16 países, incluindo eventos de prestígio como os festivais de Guadalajara (México), Leeds (Inglaterra), Toulouse (França), Rio, Mostra de SP, Huelva (Espanha), Taiwan e o Malaysia International Film Festival.

O filme representa um tributo ao povoado que dá título à obra e uma celebração da rica cultura do Maranhão. A trilha sonora traz o Bumba Meu Boi, o Tambor de Crioula e o Reggae Remix, gêneros populares no estado conhecido como a Jamaica Brasileira. Entre os artistas que compõem a trilha, além de Tião Carvalho, que também atua no filme, há músicas de grandes nomes maranhenses como João do Valle e Alcione, além das toadas originais do Boi da Betânia.

Leia também

As filmagens foram realizadas no povoado de Betânia, município de Santo Amaro do Maranhão, com diárias adicionais em São Luís e Barreirinhas. O elenco é 100% maranhense e conta com nomes como Diana Mattos, que recebeu a Menção do Júri como Melhor Atriz no Festival do Rio; Nádia D’Cássia, Caçula Rodrigues e Ulysses Azevedo, todos indicados como atores coadjuvantes no Rio; Michelle Cabral e Rosa Ewerton Jara, ambas indicadas como atriz coadjuvante na Malásia; a artista pop Enme Paixão, o comediante ludovicense Vitão Santiago e o Mestre Tião Carvalho, que além de ter sido indicado como melhor ator no Festival do Rio, também assina diversas músicas da elogiada trilha sonora.

Amanda Alves é graduada, especialista e mestre em artes visuais pela UEMG e atua como consultora na área. Atualmente, cursa jornalismo no UniBH e é estagiária do Digital na Itatiaia. É apaixonada por cultura pop, fotografia e cinema e mãe do Joaquim