Ouvindo...

‘O Agente Secreto': Academia de Cinema divulga filmes para representar o Brasil no Oscar

Após vitória de ‘Ainda Estou Aqui’, seis títulos brasileiros disputam vaga na categoria ‘Melhor Filme Internacional’ no Oscar

Wagner Moura interpreta Marcelo em ‘O Agente Secreto’

A Academia Brasileira de Cinema divulgou, nesta segunda-feira (8), a lista dos filmes finalistas para representar o Brasil no Oscar 2026. Entre os títulos estão O Agente Secreto, de Kleber Mendonça Filho, e “Manas”, de Marianna Brennand.

O filme que ocupará a vaga será anunciado no dia 15 de setembro após análise e seleção da comissão. O longa escolhido disputará uma indicação na categoria “Melhor Filme Internacional” na principal premiação audiovisual do mundo.

Vale lembrar que no Oscar deste ano, “Ainda Estou Aqui”, de Walter Salles, foi o grande vencedor da categoria. A obra recebeu outras duas indicações: “ Melhor Atriz”, pelo papel de Fernanda Torres como Eunice Paiva, e “ Melhor Filme”, mas perdeu ambas.

Além de “O Agente Secreto” e “Manas”, outros quatro filmes disputam um lugar na cerimônia, são eles: “O Último Azul”, de Gabriel Massaro; “Baby”, de Marcelo Caetano; “Kasa Branca”, de Luciano Vidigal; e “Oeste Outra Vez”, de Erico Rassi.

Oscar 2026

A cerimônia que entregará as estatuetas dourados do Oscar está marcada para acontecer no dia 15 de março de 2026, em Los Angeles, nos Estados Unidos. A premiação é de responsabilidade da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood.

Brasil no Oscar 2025

A 97ª cerimônia do Oscar, que aconteceu no dia 2 de março de 2025, chegou ao fim com ‘Ainda Estou Aqui’ vencendo o ‘Melhor Filme Internacional’. O longa de Walter Salles foi indicado em outras duas categorias, ‘ Melhor Filme’ e ‘ Melhor Atriz’, mas perdeu ambas.

Na estrangeira, o filme superou “A Garota da Agulha”, “Emilia Pérez”, “A Semente do Fruto Sagrado” e “Flow”. Já na principal da premiação, ‘Anora’ foi consagrado com a estatueta dourada e também superou “O Brutalista”, “Um Completo Desconhecido”, “ Conclave”, “Duna: Parte Dois”, “Emilia Pérez”, “Nickel Boys”, “A Substância” e “Wicked”.

Fernanda Torres, que faz a ativista política Eunice Paiva em “Ainda Estou Aqui”, concorreu como ‘Melhor Atriz’, mas também perdeu para Mikey Madison, estrela de ‘Anora’. Além da brasileira e da norte-americana, Cynthia Erivo (“Wicked”), Karla Sofía Gascón (“Emilia Pérez”) e Demi Moore (“A Substância”) completaram as indicações à categoria.

Leia também

André Viana é jornalista, formado pela PUC-MG. Já trabalhou como redator e revisor de textos, produtor de pautas e conteúdos para rádio e TV, social media, além de uma temporada no marketing.