Atrizes recordistas do Oscar: quem venceu mais vezes na história?

Confira as artistas que mais conquistaram a estatueta dourada ao longo da história da premiação

Meryl Streep em ‘O Diabo Veste Prada’

Já preparou a pipoca? O Oscar 2026 está chegando e a Itatiaia te ajuda a relembrar as atrizes que mais levaram a estatueta dourada para a casa na história da premiação. Considerada a maior cerimônia de premiação da indústria cinematográfica, o Oscar acontece há quase 100 anos e já reconheceu o trabalho de diferentes artistas ao redor do mundo.

Leia também

Confira quem sãos as atrizes mais premiadas da história do Oscar

Katharine Hepburn

Com mais de 60 anos de carreira, a atriz é isoladamente a recordista da categoria, por sua atuação. Reconhecida mundialmente, Hepburn - que possui o sobrenome sinônimo da icônica personagem ‘Audrey Hepburn’ - estrelou filmes como “Manhã de Glória” e “Núpcias de Escândalo”. A artista estadunidense acumula quatro estatuetas de ‘Melhor Atriz’ e é a maior ganhadora da categoria.

Katherine já foi indicada 12 vezes na premiação. Seu primeiro Oscar foi conquistado em 1934, com “Morning Glory”, seguido de “Adivinhe Quem Vem para Jantar” em 1968, “O Leão no Inverno” em 1969 e, por fim, “Num Lago Dourado” em 1982.

Frances McDormand

Uma das atrizes mais respeitadas do mundo cinematográfico contemporâneo, a norte-americana já ultrapassa quatro décadas de carreira. Frances é conhecida por interpretar papéis de mulheres fortes e complexas e participou de filmes como “Fargo (1996)”, e “Missouri (2017)”.

McDormand possui três Oscars de ‘Melhor Atriz’, justamente com “Fargo”, “Missouri”, “Three Billboards Outside Ebbing” e “Nomadland”. Esse último, inclusive, a rendeu também uma estatueta de ‘Melhor Filme’, totalizando quatro vitórias ao longo da carreira extensa da artista.

Meryl Streep

Talvez o nome que você mais se familiarize. A atriz estadunidense conta com mais de 50 anos de carreira e é conhecida mundialmente por seu papel em “O Diabo Veste Prada”, onde interpreta Miranda Priestly e contracena com Anne Hathaway. A atriz é recordista de indicações no Oscar: Meryl foi indicada 21 vezes sendo atriz.

Meryl Streep e Anne Hathaway em ‘O Diabo Veste Prada 2'

Com 17 indicações em ‘Melhor Atriz’ e 4 em ‘Melhor Atriz Coadjuvante’, ela já venceu o prêmio três vezes. Melhor Atriz Coadjuvante por “Kramer vs. Kramer” e Melhor Atriz por “Sophie’s Choice” e “The Iron Lady”. Definitivamente, um dos maiores nomes do cinema na história.

Ingrid Bergman

A atriz sueca, que iniciou a carreira no cinema europeu nos anos 30, se consolidou como um dos maiores nomes de Hollywood ao longo da história. Com uma trajetória que ultrapassou 40 décadas, Bergman tornou-se mundialmente reconhecida por papéis clássicos.

Ingrid venceu três Oscars de atuação, dois de ‘Melhor Atriz’, por “Gaslight” e “Anastasia” , e um de Melhor Atriz Coadjuvante, por “Murder on the Orient Express”. Já falecida, a artista chegou a trabalhar inclusive no cinema italiano, após engatar um relacionamento com um diretor de cinema do país.

Duas estatuetas

O quarteto mais vencedor da história da premiação é seguido por uma boa quantidade de atrizes que levaram duas estatuetas para a casa ao longo dos anos.

Nomes como Elizabeth Taylos, Jodie Foster, Cate Blanchett, ilary Swang, Sally Field, jessica Lange e Maggie Smith já levaram uma dupla de prêmios para a casa e se consolidam também como umas das maiores vencedoras da história da premiação.

Quando será o Oscar 2026?

A cerimônia da 98ª edição do Oscar acontecerá no dia 15 de março de 2026, em Los Angeles, tradicionalmente no Dolby Theatre. A premiação costuma ser transmitida pela TV Globo mas a emissora ainda não confirmou a transmissão.

Mariana Taveira é estagiária do portal Itatiaia. Graduanda em Jornalismo pela UFMG, atua na cobertura de Minas Gerais, Brasil, Mundo e Entretenimento. Foi estagiária de produção na Record Minas e é entusiasta de narrativas que nascem do cotidiano e das paixões coletivas.

Ouvindo...