Jacira Roque De Oliveira, de 60 anos, mãe do rapper
A causa da morte não foi divulgada. Ela vivia com lúpus e, em decorrência da doença, fazia hemodiálise há 25 anos.
“Mãe, avó, escritora, compositora, poeta, artesã e formada em desenvolvimento humano, como gostava de ser reconhecida. Dona Jacira foi uma mulher detentora de tecnologias ancestrais de sobrevivência e resistência que construíram um legado enorme para a as artes e para a cultura afrobrasileira”, diz o comunicado.
Fioti publicou um vídeo em que aparece dançando com Dona Jacira em um show e se declarou. “Meu maior amor, minha maior inspiração, minha melhor parceira, minha maior e melhor amiga e confidente. Difícil imaginar os dias que se seguem sem sua presença física, mas a senhora está presente em nós eternamente”, escreveu.
Quem foi Dona Jacira
Além de
A escritora lançou sua biografia, intitulada de “Café", em 2019. Na obra, ela conta suas experiências de vida, fala sobre dor, superação e arte. Dona Jacira detalha como enfrentou episódios de violência doméstica, o alcoolismo do ex-companheiro e as limitações impostas pela condição de saúde.
Porém, o livro não se limita apenas a dor. Jacira conta em primeira pessoa como retomou os estudos já na fase adulta e se formou em desenvolvimento humano.