O cantor e compositor
De acordo com a instituição, a homenagem, aprovada por unanimidade pelo Conselho Deliberativo da Fiocruz, “reconhece a relevância da obra de Milton como instrumento de resistência, crítica social e afirmação de identidades ao longo de mais de seis décadas de trajetória artística”.
“O legado artístico de Milton Nascimento é inegável e sua obra está em sintonia com a missão da nossa instituição. Desde o início da carreira, ‘Bituca’ utilizou seu canto e sua musicalidade como instrumentos de conscientização, transformação social e resistência democrática”, explicou o presidente da Fiocruz, Mario Moreira.
A titulação Honoris Causa é a mais alta distinção concedida por universidades e instituições de ensino.
Cerimônia de entrega
A entrega do título será feita na sede da Fiocruz Minas, em Belo Horizonte, cidade onde o cantor consolidou sua carreira. Na ocasião, Milton será representado pelo maestro de sua banda, Wilson Lopes.
Trajetória
Com mais de seis décadas de carreira, Milton Nascimento é uma das figuras mais influentes e aclamadas da Música Popular Brasileira (MPB). Apelidado de “Bituca”, ele é dono de uma voz inconfundível, que se tornou sua marca registrada no Brasil e no exterior.
Ao longo de sua carreira, lançou dezenas de álbuns, ganhou cinco prêmios Grammy e foi homenageado com o Grammy Latino Lifetime Achievement Award. Mesmo após anunciar sua aposentadoria dos palcos, ele segue sendo lembrado pelos fãs e admiradores.
Recentemente, o filho do cantor, o advogado Augusto Nascimento, de 32 anos, compartilhou que ele foi
A doença foi descoberta após uma viagem em família para os Estados Unidos (EUA).
*Informações com Agência Brasil.