Ouvindo...

Milton Nascimento completa 83 anos hoje: relembre doença que aflige o cantor

Importante nome da música brasileira, Milton Nascimento celebra aniversário

Milton Nascimento

O cantor Milton Nascimento completa 83 anos neste domingo (26). Compositor e multi-instrumentista celebra mais um ano de vida ao lado da família.

Recentemente, o filho do cantor, o advogado Augusto Nascimento, de 32 anos, compartilhou que ele foi diagnosticado com demência por corpos de Lewy (DCL), uma condição grave, progressiva e sem cura, que causa complicações no quadro cognitivo.

Leia também

A doença foi descoberta após uma viagem em família para os Estados Unidos (EUA). Milton Nascimento também convive com Parkinson, desde 2023. Pelas limitações, Milton se aposentou dos palcos em novembro de 2022, após uma turnê de despedida.

Em março deste ano, Augusto também falou, ao Jornal Nacional, sobre o primeiro diagnóstico do pai. “Isso [o Parkinson] vem trazendo limitações com a idade e a questão do diabetes. Só que, em paralelo, ele está feliz com a vida”, declarou.

Demência por corpos de Lewy (DCL)

A demência por corpos de Lewy (DCL) é uma doença sem cura, mas que pode ser tratada para evitar complicações no quadro, controlar os sintomas e promover melhor qualidade de vida ao paciente.

Trata-se de uma enfermidade neurodegenerativa, ou seja, que causa a deterioração e morte das células nervosas do cérebro e da medula espinhal, levando à perda irreversível de funções neurológicas, motoras e cognitivas.

Trajetória e aposentadoria

Com mais de seis décadas de carreira, Milton Nascimento é uma das figuras mais influentes e aclamadas da Música Popular Brasileira (MPB). Apelidado de “Bituca”, ele é dono de uma voz inconfundível, que se tornou sua marca registrada no Brasil e no exterior.

Ao longo de sua carreira, lançou dezenas de álbuns, ganhou cinco prêmios Grammy e foi homenageado com o Grammy Latino Lifetime Achievement Award. Mesmo após anunciar sua aposentadoria dos palcos, ele segue sendo lembrado pelos fãs e admiradores.

Pablo Paixão é estudante de jornalismo na UFMG e estagiário de jornalismo da Itatiaia
André Viana é jornalista, formado pela PUC-MG. Já trabalhou como redator e revisor de textos, produtor de pautas e conteúdos para rádio e TV, social media, além de uma temporada no marketing.