O cantor Milton Nascimento completa 83 anos neste domingo (26). Compositor e multi-instrumentista celebra mais um ano de vida ao lado da família.
Recentemente, o filho do cantor, o advogado Augusto Nascimento, de 32 anos, compartilhou que ele foi diagnosticado com demência por corpos de Lewy (DCL), uma condição grave, progressiva e sem cura, que causa complicações no quadro cognitivo.
A doença foi descoberta após uma viagem em família para os Estados Unidos (EUA).
Em março deste ano, Augusto também falou, ao Jornal Nacional, sobre o primeiro diagnóstico do pai. “Isso [o Parkinson] vem trazendo limitações com a idade e a questão do diabetes. Só que, em paralelo, ele está feliz com a vida”, declarou.
Demência por corpos de Lewy (DCL)
A
Trata-se de uma enfermidade neurodegenerativa, ou seja, que causa a deterioração e morte das células nervosas do cérebro e da medula espinhal, levando à perda irreversível de funções neurológicas, motoras e cognitivas.
Trajetória e aposentadoria
Com mais de seis décadas de carreira, Milton Nascimento é uma das figuras mais influentes e aclamadas da Música Popular Brasileira (MPB). Apelidado de “Bituca”, ele é dono de uma voz inconfundível, que se tornou sua marca registrada no Brasil e no exterior.
Ao longo de sua carreira, lançou dezenas de álbuns, ganhou cinco prêmios Grammy e foi homenageado com o Grammy Latino Lifetime Achievement Award. Mesmo após anunciar sua aposentadoria dos palcos, ele segue sendo lembrado pelos fãs e admiradores.