Ouvindo...

Lucas Martins pode responder por crime após Grace Abdou procurar Delegacia de Defesa da Mulher

Grace Abdou relatou que foi ‘ofendida e empurrada’ pelo repórter da Band

Grace Abdou é repórter do ‘Cidade Alerta’ na Record

A jornalista Grace Abdou, da Record, esteve em uma delegacia nessa terça-feira (1º), em São Paulo, onde relatou que foi “empurrada e ofendida” pelo repórter Lucas Martins, da Band.

A reportagem da Itatiaia entrou em contato com a Polícia Civil, que confirmou a presença dela no local. Lá, ela foi orientada sobre o prazo para fazer “representação criminal” contra o autor, visto que o caso se caracteriza como “injúria”.

“Uma jornalista de 39 anos foi vítima de injúria na tarde de terça-feira (1°), na Praça João Pereira de Castro Figueira, em Alumínio. A vítima compareceu à delegacia e relatou que trabalhava na ocasião, quando foi abordada por outro jornalista, que de forma exaltada a empurrou e lhe ofendeu. O caso foi registrado pela 4ª Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) Norte, da capital, onde a vítima foi orientada quanto ao prazo para ofertar representação criminal contra o autor”, diz a nota enviada à reportagem.

Leia também

Entenda por que o caso foi citado como ‘injúria’

À Itatiaia, a advogada criminalista Carla Silene esclarece porque o caso pode ter sido citado pela polícia como “injúria” e não “lesão corporal”.

“Imagino que tenha sido a seguinte compreensão: Considerando que o empurrão não teve por objetivo produzir lesão corporal, mas sim, ofender a dignidade da colega repórter, a PC interpretou como injúria. Injúria real é uma forma qualificada do crime de injúria, prevista no § 2º do artigo 140 do Código Penal, na qual a ofensa à honra é praticada mediante violência ou vias de fato, ou seja, através de agressão física com o objetivo de humilhar a vítima”, disse.

Ela explica a diferença. “A injúria real se diferencia da lesão corporal porque, nesta última, o objetivo principal é causar dano físico, enquanto na injúria real a agressão física é o meio utilizado para atingir a honra da vítima. É importante ressaltar que, em casos de injúria real com resultado de lesão corporal grave ou gravíssima, a ação penal será pública incondicionada.”

A advogada destaca, ainda, que “se tratando de injúria (crime contra a honra), somente haverá ação penal se a repórter contratar um advogado para entrar com a ação penal privada, ou seja, a ação não será proposta pelo Ministério Público”.

Briga foi exibida ao vivo

O momento da briga foi exibido ao vivo pelo “Brasil Urgente”. Na ocasião, Lucas conversava com a mãe de duas adolescentes, de 13 e 16 anos, que estão desaparecidas.

Inicialmente, ele se dirige a uma mãe, que estava conversando com a repórter da Record. Esta mãe comenta que viu uma foto das meninas e segue, juntamente com ele, até uma amiga das adolescentes.

Perto dela, estava Grace Abdou. “Pode mostrar a foto por favor?”, pede Lucas. É neste momento que ele empurra a repórter da Record. “Dá licença, Grace. Tá louca?”, diz ele.

Grace, por sua vez, entra no meio da reportagem e questiona: “Você tá ao vivo Lucas?”. O repórter confirma, e ela pergunta por qual motivo ele a empurrou.

“Por que você está entrando na minha frente propositalmente e não é a primeira vez que isso acontece”, tenta se justificar.

Outro ângulo, este exibido pela Record, mostra o exato momento em que Lucas puxa Grace bruscamente e a afasta da entrevistada.

Após ação, Grace registrou boletim de ocorrências contra ele, que depois se desculpou ao vivo durante o jornalístico.

Em nota, a Record disse que “medidas judiciais cabíveis serão tomadas” e que “condena veementemente a agressão praticada pelo repórter da Band” contra Grace Abdou.

Já a Band disse que “não compactua com o episódio” e ressalta “que Lucas possui uma extensa trajetória profissional, sem registros de condutas semelhantes”. Após o ocorrido, a empresa conta que ele “foi advertido” e diz se colocar "à disposição da jornalista e da Record TV com o sincero desejo de que o episódio seja superado e situações como essa não se repitam”.

Patrícia Marques é jornalista e especialista em publicidade e marketing. Já atuou com cobertura de reality shows no ‘NaTelinha’ e na agência de notícias da Associação Mineira de Rádio e Televisão (Amirt). Atualmente, cobre a editoria de entretenimento na Itatiaia.