Ouvindo...

Destino de Lucas Martins na Band é definido após briga com Grace Abdou, da Record

Lucas Martins empurrou Grace Abdou durante entrada ao vivo no Brasil Urgente

Lucas Martins é repórter da Band há cerca de 20 anos

O destino do repórter Lucas Martins na Band pode ter sido definido após um dos importantes nomes da emissora “compreender” o episódio. Ontem, ele empurrou a repórter Grace Abdou, da Record, após desentendimento ao vivo. Ela então procurou uma delegacia em São Paulo para registrar boletim de ocorrência.

Nas redes sociais, Rosana Saad, acionista da Band, demonstrou apoio ao repórter, que chamou de “príncipe”.

“Lucas, você é um príncipe, mais de 20 anos trabalhando ao vivo no estresse e hoje acabou puxando a repórter pelo braço. Se desculpou e certeza que a repórter aceitará, pois já aconteceu ao contrário”, diz ela, que sela o destino dele na emissora. “Você tem nossa compreensão”, encerra.

Leia também

Além de acionista da Band, Rosana é esposa de Ricardo Saad, um dos herdeiros do grupo bandeirantes.

A emissora também se pronunciou nesta manhã. “A Band vem a público reafirmar seu compromisso, ao longo de seus 58 anos de história, com o respeito mútuo entre os profissionais da imprensa. A emissora sempre valorizou e respeitou a atuação das mulheres, que ocupam espaços de destaque nas redações e demais setores”, inicia.

“A empresa não compactua com o episódio envolvendo o repórter Lucas Martins e a jornalista Grace Abdou, da Record TV. Ressaltamos que Lucas possui uma extensa trajetória profissional na Band, sem registros de condutas semelhantes. Ele foi advertido e já se retratou publicamente em relação ao ocorrido”, segue.

O comunicado encerra: “A Band se coloca à disposição da jornalista e da Record TV com o sincero desejo de que o episódio seja superado e situações como essa não se repitam”.

O que diz a Polícia Civil?

A reportagem da Itatiaia entrou em contato com a Polícia Civil, que confirmou a presença de Grace em uma delegacia ontem.

“Uma jornalista de 39 anos foi vítima de injúria na tarde de terça-feira (1°), na Praça João Pereira de Castro Figueira, em Alumínio. A vítima compareceu à delegacia e relatou que trabalhava na ocasião, quando foi abordada por outro jornalista, que de forma exaltada a empurrou e lhe ofendeu. O caso foi registrado pela 4ª Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) Norte, da capital, onde a vítima foi orientada quanto ao prazo para ofertar representação criminal contra o autor”, diz.

À reportagem, a advogada criminalista Carla Silene esclarece porque o caso pode ter sido citado pela polícia como “injúria” e não “lesão corporal”.

“Imagino que tenha sido a seguinte compreensão: Considerando que o empurrão não teve por objetivo produzir lesão corporal, mas sim, ofender a dignidade da colega repórter, a PC interpretou como injúria. Injúria real é uma forma qualificada do crime de injúria, prevista no § 2º do artigo 140 do Código Penal, na qual a ofensa à honra é praticada mediante violência ou vias de fato, ou seja, através de agressão física com o objetivo de humilhar a vítima”, disse.

Ela explica a diferença. “A injúria real se diferencia da lesão corporal porque, nesta última, o objetivo principal é causar dano físico, enquanto na injúria real a agressão física é o meio utilizado para atingir a honra da vítima. É importante ressaltar que, em casos de injúria real com resultado de lesão corporal grave ou gravíssima, a ação penal será pública incondicionada.”

A advogada destaca, ainda, que “se tratando de injúria (crime contra a honra), somente haverá ação penal se a repórter contratar um advogado para entrar com a ação penal privada, ou seja, a ação não será proposta pelo Ministério Público”.

Briga com Grace Abdou

O momento da briga foi exibido ao vivo pelo “Brasil Urgente”. Na ocasião, Lucas conversava com a mãe de duas adolescentes, de 13 e 16 anos, que estão desaparecidas.

Inicialmente, ele se dirige a uma mãe, que estava conversando com a repórter da Record. Esta mãe comenta que viu uma foto das meninas e segue, juntamente com ele, até uma amiga das adolescentes.

Perto dela, estava Grace Abdou. “Pode mostrar a foto por favor?”, pede Lucas. É neste momento que ele empurra a repórter da Record. “Dá licença, Grace. Tá louca?”, diz ele.

Grace, por sua vez, entra no meio da reportagem e questiona: “Você tá ao vivo Lucas?”. O repórter confirma, e ela pergunta por qual motivo ele a empurrou.

“Por que você está entrando na minha frente propositalmente e não é a primeira vez que isso acontece”, tenta se justificar.

Outro ângulo, este exibido pela Record, mostra o exato momento em que Lucas puxa Grace bruscamente e a afasta da entrevistada.

Após ação, Grace registrou boletim de ocorrências contra ele, que depois se desculpou ao vivo durante o jornalístico.

Em nota, a Record disse que “medidas judiciais cabíveis serão tomadas” e que “condena veementemente a agressão praticada pelo repórter da Band” contra Grace Abdou.

Patrícia Marques é jornalista e especialista em publicidade e marketing. Já atuou com cobertura de reality shows no ‘NaTelinha’ e na agência de notícias da Associação Mineira de Rádio e Televisão (Amirt). Atualmente, cobre a editoria de entretenimento na Itatiaia.