Belo Horizonte
Itatiaia

Irmã de Deolane Bezerra anuncia mudança de estratégia e revelação bombástica

Dayanne Bezerra afirmou que irá esclarecer detalhes sobre a prisão da irmã ainda hoje

Por
Dayanne Bezerra, irmã de Deolane
Dayanne Bezerra, irmã de Deolane • Reprodução | Redes sociais

Dayanne Bezerra, irmã caçula de Deolane, prometeu um pronunciamento detalhado para esclarecer supostas mentiras sobre a influenciadora ainda neste sábado (23). Ela, que também é advogada, avisou ainda que, desta vez, irá agir de forma diferente, não transformando a prisão da irmã em um "circo".

"Eu sei que está todo mundo aqui esperando que a gente venha se defender, como sempre, né? A gente nunca se cala. Tem alguns esperando que a gente vá fazer circo, que a gente monte um circo e sejamos os bobos da corte, os palhaços para eles assistirem. Isso não vai acontecer", iniciou Dayanne.

"Vamos nos defender, sim. Tem muitas mentiras, inverdades sendo espalhadas de forma totalmente leviana e midiática. Eu vou esclarecer algumas delas aqui", acrescentou Dayanne, que negou que sua irmã tenha 35 empresas para lavar dinheiro. "Mentira, gente. A Deolane tem sete empresas e podemos comprovar isso", garantiu.

Logo em seguida, a irmã de Deolane esclareceu: "Não quero fazer como da última vez, quando fomos expostas a nomes pejorativos por tentarmos nos defender. Eu quero falar com vocês aqui abertamente, explicar o que está acontecendo no caso Deolane e esclarecer tudo, todas as mentiras que estão sendo espalhadas."

Dayanne avisou que irá se pronunciar em detalhes ainda hoje. "Não sei se vou conseguir abordar todos os pontos, mas já vou esclarecer algumas mentiras, principalmente para vocês que são nossos fãs e precisam de argumentos para nos defender", disse.

"Então, não pensem que estamos quietas, que estamos caladas, que estamos assumindo alguma culpa. Deolane é totalmente inocente e iremos provar isso", completou.

Deolane foi presa nessa quinta-feira (21) em uma operação contra lavagem de dinheiro do PCC. Ela estava na casa dela em uma área de condomínios de alto luxo em Barueri, na grande São Paulo, e passou a noite na Penitenciária Feminina de Santana, na Zona Norte. Na sexta (22), a influenciadora foi transferida para Penitenciária Feminina de Tupi Paulista, no interior do Estado.

Irmã mais velha de Deolane cobra OAB-SP, que responde

Daniele Bezerra, que faz a defesa da própria irmã, Deolane, se manifestou na noite dessa sexta-feira (22) contra uma fala dita sobre a prisão da influenciadora. Após pressão, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-SP) também se pronunciou.

"A fala de que a prisão de um advogado teria caráter pedagógico é grave, perigosa. É incompatível com o Estado Democrático de Direito. O Código de Processo Penal não prevê prisão para dar exemplo, mandar recado ou intimidar os profissionais", iniciou Daniele.

Logo depois, ela cobrou um posicionamento da OAB-SP. "Vocês vão permitir? Vocês vão se calar? Vocês vão se amedrontar? Os advogados vão ter que atuar com medo? Com medo de serem presos pedagogicamente?", questionou.

"Ontem foi uma advogada criminalista sendo exposta dessa forma. Amanhã qualquer advogado poderá se sentir coagido por exercer o direito constitucional de defesa. E ainda tem advogado defendendo. Vocês vão se calar, OAB?", seguiu cobrando.

"Não tem mais presunção de inocência? Não tem mais a liberdade do exercício profissional? Nós não vamos mais poder defender um cliente sem que sejamos confundidos com criminosos também? A ditadura voltou?", disparou Daniele.

A irmã de Deolane chamou a prisão dela de "espetacularização" e disse que isso só ocorreu pelo período de eleição. "São tempos sombrios", afirmou Daniele.

"E digo mais: talvez a próxima presa pedagógica seja eu. Não se fala em outra coisa neste país, nas mídias, nos meios eletrônicos. Acabaram todos os escândalos políticos e só existe uma prisão pedagógica de uma advogada que recebeu R$ 24.500 em 2020 no exercício da sua profissão, e o nosso órgão de classe se cala diante desse absurdo", concluiu.

Veja o que a OAB-SP disse:

"A Ordem dos Advogados do Brasil Seção São Paulo manifesta seu repúdio às declarações do Procurador-Geral de Justiça no sentido de que a prisão da advogada Deolane Bezerra possuiria 'caráter pedagógico' para que jovens não queiram 'ser advogados do PCC'.

A fala, além de incompatível com os deveres institucionais do Ministério Público, representa grave afronta às prerrogativas da advocacia, ao Estado Democrático de Direito e aos princípios constitucionais da ampla defesa e do devido processo legal.

A Constituição Federal assegura que nenhuma pessoa ficará sem defesa técnica, sendo a advocacia função essencial à administração da Justiça. Criminalizar ou estigmatizar advogados em razão dos clientes que representam significa confundir deliberadamente a figura do defensor com a do jurisdicionado, prática incompatível com o Estado Democrático de Direito.

O exercício da advocacia não pode ser criminalizado, tampouco submetido à intimidação institucional. O advogado não se confunde com seu cliente. Defender não é compactuar. A atuação técnica da defesa constitui garantia do cidadão e limite ao arbítrio estatal.

Declarações dessa natureza estimulam a criminalização da advocacia criminal, fomentam o preconceito contra profissionais regularmente inscritos na Ordem e enfraquecem pilares fundamentais da Justiça.

A OAB São Paulo reafirma seu compromisso intransigente com a defesa das prerrogativas profissionais, da independência da advocacia e das garantias constitucionais que sustentam o Estado Democrático de Direito, exigindo respeito institucional à classe e responsabilidade no exercício de funções públicas."

Por

Patrícia Marques é jornalista e especialista em publicidade e marketing. Já atuou com cobertura de reality shows no ‶NaTelinha” e na agência de notícias da Associação Mineira de Rádio e Televisão (Amirt). Atualmente, cobre a editoria de entretenimento na Itatiaia.