Ouvindo...

Fernanda Torres lamenta morte de sogra, sobrevivente da guerra: ‘mulher impressionante’

Nascida na Ucrânia, em 1933, Irina Popow é mãe de Andrucha Waddington, marido de Fernanda Torres

Nascida na Ucrânia, em 1933, Irina Popow é mãe de Andrucha Waddington, marido de Fernanda Torres

Fernanda Torres usou as redes sociais neste domingo (17) para homenagear a sogra, Irina Popow, que morreu nesse sábado (16), aos 92 anos. A atriz abriu o coração ao lembrar a trajetória da sogra, que nasceu em Stálino, na Ucrânia, e sobreviveu aos terrores da Segunda Guerra Mundial.

“Uma mulher impressionante, nascida na Ucrânia, que sobreviveu ao holodomor de Stalin, à invasão de Hitler, que viveu num campo de refugiados na Polônia do pós-guerra e migrou para esse país tropical, onde teve filhos e netos. Uma saga narrada num livro precioso que escreveu, chamado Adeus, Stalin. Paz e amor, Ira”, descreveu Fernanda Torres.

Leia também

Irina Popow é mãe da Andrucha Waddington, casado com Fernanda Torres desde 1997 e com quem a atriz tem dois filhos: Joaquim, de 26 anos, e Antonio, de 16. Nascida em 1933, Irina passou por vários campos de concentração, junto com a família. Ela chegou ao Rio de Janeiro em 1949.

Já no Brasil, Irina trabalhou como babá, deu aulas particulares de russo, inglês e alemão. Formada em em Psicologia, trabalhou vários anos no Hospital Pinel e colaborou na criação do setor de Psicologia do Hospital Pedro de Alcântara. A convite de Antônio Houaiss, escreveu os verbetes sobre a Rússia e a Bielorrúsia para a Enciclopédia Mirador.

*Sob supervisão de Edu Oliveira

Rebeca Nicholls é estagiária do digital da Itatiaia com foco nas editorias de Cidades, Brasil e Mundo. É estudante de jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH). Tem passagem pelo Laboratório de Comunicação e Audiovisual do UniBH (CACAU), pela Federação de Agricultura e Pecuária de Minas Gerais (Faemg) e pelo jornal Estado de Minas