O corpo de
Preta Gil será velado no Theatro Municipal do Rio de Janeiro e será aberto ao público, segundo a família da cantora. Por meio das redes sociais, o pai da artista, Gilberto Gil diz que o corpo ainda não foi repatriado para o Brasil.
A
cantora morreu nesse domingo (20) em Nova York, nos Estados Unidos, onde ela realizava um tratamento experimental contra o câncer,
diagnosticado em janeiro de 2023.
Flora Gil, madrasta de Preta, comunicou que ainda
não tem data para o corpo chegar no país para o velório. “Informamos que, neste momento, ainda não há previsão para a repatriação do corpo de Preta Gil ao Brasil”, diz ela.
“Ela será velada na cidade do Rio de Janeiro, onde sua família, amigos e o público poderão prestar suas últimas homenagens”, detalha Flora. “Tão logo tenhamos as informações do funeral, divulgaremos aqui. Agradecemos, mais uma vez, o carinho, o respeito e a compreensão de todos”, encerra a empresária.
Preta morreu enquanto planejava voltar para o Brasil. O falecimento foi anunciado pela família dela através das redes sociais. "É com imensa dor e profundo pesar que comunicamos o falecimento da nossa amada Preta Gil. Preta foi uma mulher transgressora, sempre à frente do seu tempo. Quebrou paradigmas, provocou reflexões e iluminou caminhos com sua coragem”, inicia a nota.
“Uma mulher empoderada, que foi e continuará sendo luz para inúmeras outras mulheres. Pretinha era justa, honesta, generosa. Uma mãe e avó dedicada, uma guerreira incansável que inspirou e seguirá inspirando milhares de pessoas”, destaca.
Tratamento no exterior
Ela
iniciou o tratamento no exterior no dia 10 de junho. Porém, no final de 2024 ela já tinha adiantado que buscaria a cura em outro país, depois de ter tentado de tudo no Brasil.
Em dezembro, Preta passou por uma
cirurgia de mais de 20 horas focada na retirada dos
tumores cancerígenos presentes em seu corpo e ficou
quase dois meses internada. Após o longo procedimento, ela anunciou que passaria um tempo nos EUA.
Vale lembrar que a cantora chegou a celebrar a
remissão da doença em dezembro de 2023. No entanto, em agosto de 2024, ela teve uma
recidiva da doença, em quatro lugares de seu corpo.
Em junho deste ano, Preta Gil
se mudou para Nova Iorque
em busca da cura, visto que no Brasil já havia feito tudo o que podia.