De Pumba ao Shrek: conheça o dublador Mauro Ramos que marcou gerações com sua voz

Ícone da dublagem brasileira completa 37 anos de carreira com mais de 100 personagens no currículo

Ao centro, Mauro Ramos, dublador de personagens como Pumba e Shrek

Com quase quatro décadas dedicadas à dublagem, Mauro Ramos dá voz a alguns dos personagens mais queridos do cinema e da televisão. Em entrevista à Itatiaia, o dublador, responsável por personagens como Pumba, de ‘O Rei Leão’, Shrek e Sullivan, de ‘Monstros S.A.’ revelou curiosidades sobre os papéis mais icônicos do vasto currículo.

Pumba: o divisor de águas

Mauro revelou que o javali Pumba, de ‘O Rei Leão’ (1994), foi o personagem que mudou o patamar de sua carreira e abriu as portas para uma sequência de trabalhos que o colocaram no primeiro escalão da dublagem brasileira.

“Foi o primeiro que eu ganhei o teste para a Disney e dali deslanchou. Fiz bastante coisa e as pessoas confiaram no meu trabalho”, contou.

O fiel escudeiro de Timão foi tão marcante na trajetória de Mauro que o dublador decidiu eternizar o personagem com uma tatuagem no braço esquerdo.

Mauro Ramos exibe tatuagem do javali Pumba, de ‘O Rei Leão’

Sullivan, Shrek e a identidade com o público

Um dos papéis de maior destaque da carreira de Mauro Ramos é o de Shrek. O ator passou a dar voz ao personagem a partir do terceiro filme da franquia, após a morte de Bussunda, em 2006.

Mauro revelou que nos encontros com fãs, a interpretação do ogro é uma das mais pedidas. O monstro azul James P. Sullivan, de ‘Monstros S.A.’, também é um dos personagens com falas bastante requisitadas. Pumba fecha o trio dos mais solicitados.

Apesar disso, Mauro afirma que o reconhecimento vai além das vozes específicas. “O que eu gosto é que as pessoas lembram das emoções que eu proporcionei junto com outros colegas. Isso quer dizer que meu trabalho como ator está joia.”

Ele também destacou o impacto emocional da arte da dublagem. “Antes da internet, eu não tinha noção de como isso era captado pela população. Do Oiapoque ao Chuí, milhões de pessoas assistem e se emocionam com o nosso trabalho”, declarou o dublador.

Qual personagem seria Mauro Ramos na vida real?

Se Pumba foi o divisor de águas, quem mais representa Mauro na vida real é ‘Sully’, o carismático monstro azul, de ‘Monstros S.A.’. Segundo o artista, o jeito “paizão” e acolhedor do personagem tem muito a ver com sua personalidade.

"É uma coisa meio a ver com a paternidade, que parece que a maior parte das pessoas gostam muito. É natural em mim. Então, mais parecido comigo nesse sentido, é o Sullivan”, disse.

Leia também:

Maior desafio da carreira

Entre tantos trabalhos, o mais desafiador da carreira de Mauro Ramos foi a dublagem do filme ‘Shine - Brilhante’ (1996), que retrata a vida do pianista David Helfgott. O longa rendeu o Oscar ao ator Geoffrey Rush.

Mauro precisou reproduzir o ritmo frenético de um personagem esquizofrênico. “Se eu errasse, tinha que voltar e fazer tudo de novo”, explicou o dublador, revelando o nervosismo da época: “Eu ficava tão desesperado que suava pelas mãos, pingando”, contou à reportagem.

Leia também

Ana Luiza Pereira é jornalista formada pela PUC Minas. Repórter multimídia da Rádio Itatiaia, acumula passagens anteriores pela TV Horizonte, Rádio Inconfidência e Rede Minas de Televisão.

Ouvindo...