Acidente com avião de Alok: relatório aponta falha humana e excesso de peso na decolagem

Aeronave tentou decolar acima do peso permitido e decisão tardia da tripulação contribuiu para o incidente, aponta investigação

O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) concluiu o relatório final sobre o incidente envolvendo o avião que transportava o DJ Alok, ocorrido em 20 de maio de 2018, no Aeroporto da Serrinha, em Juiz de Fora, na Zona da Mata Mineira.

Na ocasião, a aeronave saiu da pista durante a decolagem. Nove pessoas estavam a bordo e ninguém ficou ferido.

Segundo o Cenipa, o incidente foi causado por falha humana, excesso de peso, planejamento inadequado do voo e pela decisão tardia da tripulação em abortar a decolagem.

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O relatório foi divulgado pelo Comando da Aeronáutica em 25 de novembro de 2025, sete anos após o ocorrido.

De acordo com o documento, o avião modelo Cessna 560XL, prefixo PR-AAA, de propriedade do artista, tentou decolar com 175 quilos acima do peso máximo permitido pelo fabricante.

O limite de peso para decolagem da aeronave era de 9.072 quilos. No momento da tentativa, o peso estimado era de cerca de 9.247 quilos.

Durante a corrida de decolagem, a luz de alerta “NO TAKEOFF” acendeu duas vezes, indicando que a aeronave não estava configurada para uma decolagem segura.

Mesmo com o aviso, os pilotos seguiram com o procedimento até próximo da velocidade de rotação (VR) e só então decidiram abortar a decolagem, já em alta velocidade.

Com a interrupção tardia, o avião ultrapassou o limite da pista e parou em uma ribanceira.

O relatório aponta que o voo tinha como destino o Aeroporto Internacional de Belém (Val de Cans), após uma apresentação do DJ em Juiz de Fora.

A bordo estavam dois pilotos e sete passageiros. Segundo a investigação, três passageiros embarcaram sem coordenação prévia com a tripulação.

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Essas alterações não foram registradas no sistema de gerenciamento de voo (FMS), o que levou os pilotos a acreditarem que a aeronave estava dentro do peso permitido.

A investigação também identificou falhas de comunicação entre o operador da aeronave e a tripulação, além de planejamento inadequado e falta de coordenação na cabine.

Outro ponto destacado é que o alerta “NO TAKEOFF” já havia sido acionado no dia anterior ao incidente, sem gerar consequências.

Para os investigadores, essa experiência anterior pode ter levado os pilotos a interpretar o aviso como um problema menor, favorecendo uma postura de complacência, não dando atenção necessária.

Procurada, a assessoria do DJ Alok não respondeu até a última atualização desta reportagem.

Relembre o caso

O avião que transportava o DJ Alok saiu da pista durante a decolagem no Aeroporto da Serrinha, em Juiz de Fora, na tarde de 20 de maio de 2018.

Após o incidente, o artista se manifestou nas redes sociais, divulgou imagens da aeronave e tranquilizou os fãs.

Alok havia se apresentado na Festa Country, no Parque de Exposições de Juiz de Fora.

Depois do ocorrido, ele e a equipe seguiram viagem de carro. O show que seria realizado no Norte do país foi cancelado.

(Sob supervisão de Edu Oliveira)

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Izabella Gomes é estudante de Jornalismo na PUC Minas e estagiária na Itatiaia. Atua como repórter no jornalismo digital, com foco nas editorias de Cidades, Brasil e Mundo.

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