O mês de outubro é marcado por datas importantes no Brasil, incluindo o Dia das Crianças e feriado de Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil. Assim como no calendário brasileiro, a origem do feriado na Coreia do Sul (celebrado em maio) também remonta a um profundo contexto social, com o intuito de celebrar a vida e garantir a dignidade das crianças.
No Brasil, o Dia das Crianças foi instituído pelo presidente Arthur Bernardes em 1923, após o Congresso Sul-Americano da Criança debater a proteção infantil. Contudo, a data só ganhou popularidade nas décadas de 1950 e 1960 com a massificação da publicidade de brinquedos.
BTS deve voltar aos palcos em 2026 com 65 shows e novo álbum KPOP: Jackson Wang alimenta rumores de show no Brasil ao anunciar merchandising Conheça Katseye: o fenômeno global que mistura K-pop e pop mundial
A Origem do ‘Eorini Nal’ na Coreia
O feriado nacional coreano, conhecido como Eorini Nal (Dia das Crianças), também tem raízes em um profundo contexto social e histórico. A data surgiu na década de 1920, um período de grande vulnerabilidade nacional enquanto a Coreia estava sob o domínio colonial japonês. O movimento foi liderado pelo escritor e ativista Bang Jeong-hwan, que, com base na filosofia da dignidade inerente de todo ser humano, buscou proteger e elevar o status das crianças coreanas.
Em 1922, Bang Jeong-hwan fundou a Saekdonghoe (Associação Arco-Íris) com o objetivo de nutrir os direitos humanos infantis. Isso levou à primeira celebração do Dia das Crianças em maio de 1923. Bang e seus associados exigiram que a sociedade respeitasse a infância através da “Declaração do Dia das Crianças”, que defendia:
A libertação das crianças das pressões éticas e econômicas (incluindo a proibição do trabalho infantil).
O direito delas de serem tratadas como “seres humanos completos”.
O direito de terem acesso a instalações familiares e sociais onde pudessem aprender e brincar felizes.
O Dia das Crianças se tornou um feriado público oficial na Coreia do Sul em 1975.
O brilho jovem da indústria audiovisual coreana
Indo além dos fatos históricos, as obras audiovisuais da Coreia do Sul têm chamado a atenção mundial há tempo suficiente para se tornarem uma das ondas culturais mais importantes da atualidade. Com a exportação de K-dramas cada vez mais populares, percebe-se também como a excelência da atuação é cultuada no país desde a infância.
Existem diversas tramas nas quais as crianças são destaques tanto quanto os atores adultos, e muitos atores coreanos de grande prestígio hoje em dia começaram a atuar muito jovens, crescendo em frente às câmeras e gerando grandes expectativas no público.
Alguns exemplos notáveis são:
Park Eun-bin (de Uma Advogada Extraordinária), que iniciou a carreira aos seis anos de idade em 1998;
Yeo Jin-goo (de Hotel Del Luna), que recebeu o prêmio de Melhor Ator Infantil no SBS Drama Awards de 2008 por três trabalhos;
Moon Ga-young (de Beleza Verdadeira), que estreou como atriz mirim em Prince Hours;
Kim Yoo-jung (de Meu Demônio Favorito), uma das atrizes mirins mais famosas da Coreia, apelidada de “A Irmãzinha da Nação” e “Fada Sageuk” (de dramas históricos). Ela estreou aos quatro anos e segue em atividade com um currículo repleto de dramas populares.
Para celebrar a data tão apreciada pelos brasileiros, a Itatiaia preparou uma lista com cinco K-dramas que trazem crianças como protagonistas ou que se destacaram de forma brilhante em meio à trama.
Conheça os 10 maiores sucessos da carreira do idol de K-pop, Baekhyun Younite fala à Itatiaia sobre primeira turnê no Brasil: “Brasileiros são muito calorosos” Próximos shows de K-pop no Brasil prometem agenda cheia até 2026
Confira a lista de K-dramas:
1. Para Sempre Camélia (When the Camellia Blooms)
O clássico de 2019 que conquistou a Coreia e o público internacional conta a história de Dong Baek (Gong Hyo Jin), uma mãe solo que precisa criar seu filho, Pil-goo (Kim Kang Hoon), enquanto enfrenta os preconceitos da sociedade. Pil-goo é fruto de um relacionamento com Kang Jong Ryul (Kim Ji Seok), um famoso jogador de beisebol que está casado e vive com sua família atual. Dong Baek se muda para uma cidade pequena para administrar um bar e, com o apoio da mãe, faz de tudo para criar o filho da melhor forma possível. No caminho, ela conhece o policial Hwang Yong Shik e, juntos, eles enfrentam percalços para ficarem juntos, incluindo a investigação para descobrir a identidade de um serial killer que aterroriza a cidade.
Na trama, Dong Baek e Pil-goo demonstram uma química incrível, e fica evidente como é difícil tanto para a mãe solteira quanto para a criança que não cresce dentro do que é considerado uma “família tradicional” pela sociedade. Pil-goo é interpretado por Kim Kang Hoon, um dos atores jovens mais talentosos da Coreia, que, apesar da pouca idade, tem um currículo forte com produções como Mouse, Renascendo Rico e Start-Up.
2. Em Busca do Smash Perfeito (Racket Boys)
Este dorama de esporte de 2021 apresenta um grupo de jovens atores que hoje brilham em grandes produções. Em Busca do Smash Perfeito acompanha o dia a dia das equipes de badminton do ensino fundamental, que enfrentam obstáculos dentro e fora das quadras. A trama começa quando o treinador Yoon Hyun Jong (Kim Sang Kyung) precisa se mudar de Seul para o interior com seus filhos, Hae Kang (Tang Jun Sang) e Hae In (Ahn Se Bin), para que a filha mais nova tenha uma vida melhor, devido à sua condição respiratória. A mudança afeta a vida de Hae Kang, que precisa confrontar traumas antigos e retornar à carreira de atleta de badminton que havia abandonado.
Além do esporte, a trama mostra como as amizades e as pessoas próximas podem ser tão importantes quanto os objetivos profissionais. O drama emociona e entrega momentos de muita diversão entre o grupo de jovens, que conta com nomes que brilham nos K-dramas atuais, como Tang Jun Sang (de Pousando no Amor), Choi Hyun Wook (de Melodia Cintilante), Lee Jae In (que brilhou como as gêmeas mais jovens em Uma Seul Desconhecida) e o próprio Kim Kang Hoon.
3. Hospital Playlist
Apesar de ser um drama médico focado na amizade de um grupo de amigos que trabalham no mesmo hospital, se conhecem desde a faculdade de Medicina e montam uma banda, um dos pontos fortes e tramas mais interessantes do enredo (que tem duas temporadas e um spin-off na Netflix) é a história do cirurgião geral Lee Ik Joon (Jo Jung Suk). Ele é pai solteiro de Lee U Ju, um garoto de sete anos muito esperto e carismático.
A relação entre os dois proporciona cenas de alívio cômico, mas também comove pela forma como pai e filho se tornam o principal suporte um do outro. Ik Joon é um médico extrovertido e se esforça para ser um pai presente, criando o filho da melhor forma possível para amenizar a ausência da ex-esposa, que os deixou há alguns anos. É um relacionamento encantador que conquista o coração do espectador.
4. A Jovem Dama e o Cavalheiro (Young Lady and Gentleman)
A trama, exibida entre 2021 e 2022, tem um enredo que lembra filmes de “Sessão da Tarde": Lee Young Kook (Ji Hyun Woo), um viúvo de 41 anos e presidente de uma grande corporação, perdeu a esposa há dois anos e precisa contratar uma tutora para ajudar a cuidar de seus três filhos: Jae-ni (Choi Myung Bin), Se-chan (Yoo Joon Seo) e Se-jong (Seo Woo Jin). Embora seja um pai amoroso, ele tem dificuldades em se conectar com as crianças desde a morte da mãe.
Park Dan-dan (Lee Se-hee), uma jovem de 27 anos com uma personalidade brilhante, forte e positiva, sai de casa em busca de independência, cansada da situação familiar complexa e das confusões de seu padrasto. Ela consegue o emprego de tutora residente na casa de Lee Young Kook. Os dois acabam se apaixonando, mas a atual noiva do executivo tenta de tudo para separá-los e planeja enviar quase todos os enteados para estudar no exterior. O dorama é conhecido por seu ritmo ágil e pelo foco nos laços familiares, explorando temas como luto, criação de filhos, as complexidades de famílias mistas e o preconceito contra a diferença de idade em um relacionamento.
5. É Tudo Meu (Mine)
A trama de 2021 narra a história de três mulheres que estão presas aos dramas familiares de uma família Chaebol (muito rica e de grande influência na Coreia). Com um clima que remete um pouco ao filme Parasita ao mostrar a realidade quase paralela de famílias abastadas, um dos arcos principais é o de Seo Hee Soo (Lee Bo Young), casada com Han Ji Yong (Lee Hyun Wook), com quem cria Han Ha Joon, interpretado por Jung Hyun Joon — que, apesar da pouca idade, já é vencedor de Oscar com o filme Parasita.
Entre um enredo de traição e muitos mistérios de uma família cheia de segredos, Hee Soo contrata uma babá para seu filho. A nova funcionária irá abalar seu casamento e criar um caos em sua vida para o qual ela não esperava. A trama conta também com nomes como Cha Hak Yeon (de Bad and Crazy) e Lee Hyun Wook (de She Would Never Know).
O Dia das Crianças na Coreia
Diferentemente do Brasil, na Coreia do Sul o Dia das Crianças é comemorado anualmente em 5 de maio e é um feriado nacional desde 1975. Adultos também têm folga para poder passar o dia com seus filhos, netos ou sobrinhos.
As tradições principais
O dia é dedicado a celebrar as crianças e expressar a importância de protegê-las e amá-las. As tradições giram em torno de dar presentes e, principalmente, oferecer experiências divertidas e memoráveis. As crianças geralmente recebem presentes, que podem ser brinquedos, roupas ou eletrônicos (como smartphones ou tablets). É um dia em que os pais e avós costumam mimar os pequenos.
Também é um dia de passeios especiais, com famílias lotando locais de entretenimento. É comum que as crianças tenham entrada gratuita ou com grandes descontos em parques de diversões, zoológicos e aquários. O gasto em brinquedos e presentes nesta época chega a representar até 30% do mercado anual do setor.
O mês da família
É importante destacar que o Dia das Crianças na Coreia do Sul faz parte do Mês da Família, que é o mês de maio. Durante este período, outras datas relacionadas à família também são celebradas, como o Dia dos Pais (que comemora tanto o dia das mães quanto o dos pais) e o Dia dos Professores, em 15 de maio. Portanto, maio é um mês focado em honrar e passar tempo com a família e com aqueles que desempenham um papel crucial na vida das crianças.