O violinista Douglas Mendes
“Foi um grande violinista e vai fazer falta demais”, escreveu uma pessoa. Companheira do músico, Mirela Oliveira também se manifestou. “A despedida foi dolorosa [...] Um pedaço de mim foi contigo, mas estou em paz por ter feito tudo que podia e também pelo teu descanso”, postou.
Douglas foi diagnosticado com câncer no ano passado, época em que iniciou um tratamento intensivo com quimioterapia. Em 2025, ele passou por uma cirurgia para remoção do tumor, mas, por conta da localização difícil, os médicos não conseguiram removê-lo por completo.
O violinista contou, em maio, que precisava fazer um procedimento nos rins para continuar o seu tratamento o mais rápido possível. E, como as doença o deixou debilitado, o impossibilitando de trabalhar, ele abriu uma “vakinha” nas redes sociais.
“Estou buscando apoio financeiro para cobrir os custos do tratamento e procedimentos médicos necessários. Cada contribuição, por menor que seja, fará uma diferença significativa na minha recuperação e na possibilidade de voltar a tocar e compartilhar minha música com todos”, disse na ocasião.
Carreira
Natural de Encruzilhada do Sul, no Rio Grande do Sul, Douglas Mendes já figurou em diversos jornais e recebeu vários prêmios.
Em 2007, ele começou a tocar violino como autodidata, depois integrou uma academia de música até entrar oficialmente para uma orquestra.
E, de lá para cá, ganhou alguns troféus como melhor instrumentista e venceu festivais. Em 2016, ele bateu recorde de velocidade no violino, o que fez com entrasse no RankBrasil como o mais rápido do país. À época, ele tocou 20,2 notas por segundo em 303 bpm no metrônomo.
Em 2020, Douglas participou da gravação do DVD, “O Embaixador The Legacy”, em Goiânia, em Goiás, e interagiu em vários momentos com Gusttavo Lima. No Youtube, a canção “
Além de Gusttavo Lima, Douglas gravou com outros artistas, dentre eles, o cantor uruguaio Lucas Sugo.