Ouvindo...

‘Já me declarei morta': o forte relato de Isabel Veloso sobre a vida e câncer

Isabel Veloso disse que chegou a ‘desistir da vida’ ao negar tratamento contra câncer

Isabel Veloso começou a praticar corrida

Isabel Veloso, de 19 anos, usou as redes sociais nesta terça-feira (3) para refletir sobre a saúde. Em certo momento, a influenciadora, que está em remissão do câncer, disse que chegou a se declarar morta.

A jovem destacou que, há um tempo, tem praticado corrida. Mas, se fosse meses atrás, ela não poderia fazer isso por falta de condições físicas.

“Consigo ver o cuidado de Deus. Há quatro anos, quando fui diagnosticada, não conseguia nem sequer levantar da cadeira sem quase desmaiar de falta de ar, quando tinha líquido no pulmão, derrame pleural, né? Então era muito difícil. Não conseguia fazer literalmente nada”, comenta.

Leia também

Isabel explica que teve muitas sequelas no pulmão, principalmente no esquerdo, e chegou a ser diagnosticada com Covid-19, o que trouxe piora ao seu quadro.

“Só que fiquei grávida e a doença disparou mais ainda. Vários nódulos nos pulmões e agora tô tentando me recuperar de novo. Já não sinto mais tanta falta de ar, como sentia ali no meu pós-parto, não tinha começado ainda esse tratamento”, esclarece ela, que diz estar “bem melhor”, apesar de ficar “muito ofegante” quando pratica atividade física.

“Acredito que aos poucos vou criando resistência de novo, enfim, por mais que tem ainda nódulos, mas que estão sem atividade, graças a Deus”, acrescenta a influenciadora, que celebra: “Tô muito feliz com esse meu avanço.”

Pensou em desistir

Mãe de Arthur, de quase 6 meses, Isabel Veloso falou sobre a força que a maternidade trouxe. “Desde que me tornei mãe não tinha sequer dimensão do quanto ia querer a vida. Tive um diagnóstico de morte, descobri que ia ser mãe sem ter certeza do meu tempo e sem ter certeza de nada. Mas a força que a gente encontra pelos nossos filhos, em si, pra gente querer lutar, ter uma vida. Há um tempo não queria nem saber de atividade física”, comenta.

Ainda durante bate-papo sobre a saúde, Isabel contou que chegou a desistir da vida - isso antes do nascimento do filho e da remissão do câncer. “Já tinha, literalmente, aceitado que ia morrer. Eu mesma me declarei morta. E eu vejo o quanto eu prezava, apesar de pouco tempo que me deram por eu não querer o tratamento, pela qualidade de vida. Apesar de eu sentir muita dor e tomar medicamentos fortes, buscava qualidade de vida”, explica ela, que aconselha os seguidores a “cuidarem de si mesmos” e “presarem por seu tempo”.

Segundo Isabel, ela ainda tem limitações de movimentos e por conta do pulmão. “A gente precisa buscar pela qualidade de vida enquanto estivermos vivos. Foi o que aprendi sobre cuidados paliativos e tratamentos”, encerra.

Patrícia Marques é jornalista e especialista em publicidade e marketing. Já atuou com cobertura de reality shows no ‘NaTelinha’ e na agência de notícias da Associação Mineira de Rádio e Televisão (Amirt). Atualmente, cobre a editoria de entretenimento na Itatiaia.