Ouvindo...

Fernanda Torres vai ganhar o Oscar? Veja o que diz a mídia internacional

Atriz brasileira tenta a estatueta dourada de ‘Melhor Atriz’ por seu papel de Eunice Paiva, em “Ainda Estou Aqui”

Cinco atrizes disputam a estatueta de ‘Melhor Atriz’

Para a alegria do público brasileiro, chegou o grande dia! Neste domingo (2), acontece a 97ª cerimônia do Oscar, a maior premiação audiovisual do mundo, com representantes brasileiros em três categorias. Fernanda Torres e “ Ainda Estou Aqui”, filme o qual ela é protagonista, tentam a estatueta dourada de ‘Melhor Atriz’, ‘Melhor Filme’ e ‘Melhor Filme Internacional’.

Mas a pergunta que fica é: Fernanda Torres vai levar o Oscar? Desde a nomeação, realizada pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood, o nome da brasileira está em alta nas redes sociais e também na imprensa internacional.

Porém, tudo indica que a disputa está acirrada, já que ela compete com outras quatro artistas: Cynthia Erivo, de “Wicked”; Karla Sofía Gascón, de “Emilia Pérez"; Mikey Madison, de “Anora"; e Demi Moore, de “A Substância”. Além de Fernanda, Demi Moore e Mikey Madison são as favoritas da categoria.

A imprensa internacional está dividida, mas alguns dos principais jornais decretaram a vitória de Fernanda Torres. A notícia mais recente, publicada pelo New York Times, crava que a atriz e o filme vão vencer o Oscar.

“Com a disputa tão acirrada entre Moore e Madison, me pergunto se os votantes não ficarão tentados a escolher Torres como uma alternativa de terceiro partido. Qualquer uma dessas mulheres pode ganhar”, afirma o jornalista Kyle Buchanan.

A Variety e a The Hollywood Reporter também são unânimes. As duas, que são especializadas em cinema, acreditam que Demi Moore é quem levará a estatueta, mas que Fernanda é quem merece vencer.

“Uma vitória para Demi Moore seria uma história de Cinderela de Hollywood atrasada, o reconhecimento para uma estrela frequentemente desvalorizada durante sua carreira de quatro décadas. Sua atuação extraordinária é o que carrega A Substância, impulsionada pelo desespero visceral, ódio e sofrimento cruel. Mas atrizes de filmes em língua não inglesa raramente são honradas na noite do Oscar, e a performance obstinada de Fernanda Torres surge com uma resistência desafiadora”, explica o crítico David Rooney, da Hollywood Reporter.

‘Ainda Estou Aqui’ no Oscar 2025

O filme concorre nas categorias de ‘Melhor Filme Internacional’ e ‘Melhor Filme’. Além disso, a protagonista Fernanda Torres está na disputa de ‘Melhor Atriz’ por seu papel de Eunice Paiva na obra.

A 97ª cerimônia do Oscar acontece no dia 2 de março de 2025, no Teatro Dolby, em Los Angeles, na Califórnia, nos EUA. ‘Ainda Estou Aqui’ é o representante do Brasil na premiação e, antes de ser indicado, apareceu na lista dos 15 filmes pré-selecionados para concorrer na categoria de ‘Melhor Filme Internacional’.

Leia também

André Viana é jornalista, formado pela PUC-MG. Já trabalhou como redator e revisor de textos, produtor de pautas e conteúdos para rádio e TV, social media, além de uma temporada no marketing.