A escola de samba paulista Gaviões da Fiel tomou uma decisão sobre Ana Paula Minerato, após viralizarem áudios com falas de teor racista atribuídos à musa. Pelas redes sociais, a Gaviões da Fiel comunicou o desligamento de Ana Paula Minerato, de 33 anos.
De acordo com comunicado emitido pela Gaviões da Fiel, a influenciadora teve “condutas incompatíveis com os valores e princípios” da escola. Confira, abaixo, a nota da escola na íntegra.
Nota Gaviões da Fiel
A diretoria do Gaviões da Fiel Torcida e a Comissão de Carnaval comunicam o desligamento da musa Ana Paula Minerato de todas as atividades e representações ligadas aos Gaviões. A decisão foi tomada após a divulgação de condutas incompatíveis com os valores e princípios que defendemos, incluindo manifestações de cunho racista.
Reforçamos que o combate ao racismo é uma luta permanente do Gaviões da Fiel, que se posiciona de forma intransigente contra qualquer atitude discriminatória. Não toleramos comportamentos que desrespeitem a igualdade e a dignidade humana, pilares fundamentais do nosso compromisso com a sociedade.
Seguiremos firmes em nossa trajetória de respeito, inclusão e justiça, valores que sempre guiaram nossa história.
No Carnaval de 2025, a Gaviões fará seu primeiro desfile com enredo voltado para a cultura afro, falando sobre as máscaras utilizadas nos diferentes rituais realizados no continente africano. Ana Paula Minerato estreou na Gaviões da Fiel em 2001.
Ananda rebateu Ana Paula Minerato nas redes sociais
Entenda
Um áudio com ofensas racistas, atribuído a Ana Paula Minerato, musa da Gaviões da Fiel e ex-Fazenda, circula nas redes sociais. Nele, ela se refere à Ananda como “cabelo duro” e “neguinha” enquanto conversa com o cantor KT Gomez.
“Amiga, com todo respeito, tu se acha tão bonita assim para desmerecer as outras pessoas que são diferentes de você? Um pouco pretensiosa”, acrescenta a artista.