Gilberto Gil, de 82 anos, voltou a falar sobre o diagnóstico da filha, Preta Gil, de 50, durante lançamento do livro “Meu lance é poesia”, que traz poemas de Cazuza. A cantora teve uma recidiva do câncer, que se espalhou para quatro lugares diferentes do corpo.
“O amor é mais do que natural, espontâneo, é compulsório, é genético, tem essa coisa do DNA, do código genético, filha, né? É um amor compulsório, mas além disso, é uma representante que ela é do ser humano, dessa condição existencial do ser humano. Então, fosse qualquer outra pessoa, provavelmente o sentimento de amor originário estaria também voltado para ela, dirigido a ela, mas no caso, ela é filha, então nem se fala”, refletiu ele ao falar da filha para Marcos Bulques, do Conexão Entrevista.
Sobre o tratamento da cantora, ele afirmou: “Dará tudo certo de qualquer maneira. Nós todos estamos aqui por um período, então o período dela vai ser o que a vida dedicar a ela, como a você também terá o seu período, o meu será o nosso período.”
Leia mais:
- Com câncer em 4 lugares, Preta Gil desabafa: ‘sozinha comigo mesma’;
- Bela Gil diz que ‘desabou’ ao descobrir que câncer de Preta Gil se espalhou.
“Evidentemente, esse desejo natural que isso se prolongue, no caso, exatamente esse afeto profundo que a gente tem, no caso dela, a gente quer que ela viva muito e vai viver o tempo que tiver que viver, será assim”, acrescentou.
No último sábado (31), Gilberto Gil emocionou seus seguidores ao postar um vídeo em que aparece tocando violão para Preta. “A música sempre foi um refúgio e, com ela, Gil segue fortalecendo a corrente de amor e força para Preta Gil. O tempo é rei e a fé não costuma faiá”.
Diagnóstico
Preta Gil revelou que estava com câncer no intestino no dia 10 de janeiro de 2023, após ter ficado seis dias internada em uma clínica no Rio de Janeiro. À época, os médicos descobriram um tumor de seis centímetros no reto.
Após cirurgia em agosto, ela precisou usar uma bolsa de ileostomia, que foi retirada em dezembro logo depois do procedimento de reconstrução do trato intestinal. A cantora anunciou no dia 11 daquele mês que o câncer estava em remissão após 12 meses do diagnóstico.
Porém, no dia 22 de agosto, Preta contou que teve uma recidiva do câncer e precisou voltar a fazer quimioterapia.