Ouvindo...

Miss Universo 2024: grávida que perdeu o título chora ao revelar que não abdicou da coroa

Miss foi orientada a procurar advogados para reaver seu título

Andrea Radford chora ao falar sobre perda de título

Andrea Radford, que perdeu o título de Miss Universo Guatemala 2024, por estar grávida, chorou ao contar que não abdicou do título e que gostaria de ir ao Miss Universo. Em entrevistas, a jornalista contou como descobriu a gestação e as tentativas de seguir no concurso.

Conforme Andrea, antes de ser eleita, apresentou enjoos, mas, como viu outras candidatas também passarem mal, não cogitou estar grávida.

Porém, semanas após vencer o concurso na Guatemala, ela foi ao médico por estar preocupada com sua saúde. Após exames, descobriu que estava grávida do primeiro filho.

Andrea disse ter pesquisado as regras do concurso e descoberto que poderia continuar e concorrer ao título, mesmo grávida. Ela conversou com a organização do Miss Universo Guatemala, que ficou de procurar a organização internacional.

“Eu estava com algumas incertezas, não sabia se poderia competir assim [grávida]. Comecei a investigar com minha família e companheiro, e as regras do Miss Universo diziam que sim. Porém, queríamos estar completamente seguros e decidi procurar a organização nacional, onde disse que estava grávida”, contou ela a Jose Castro, especialista em misses.

Leia mais:

Leia também

Após algumas semanas, ela, que seguiu com a preparação, contou que a organização da Guatemala trouxe a seguinte resposta: “Eles falaram que a organização internacional não tinha protocolos para receber alguém como eu, que é algo muito novo para eles e que não poderia participar.”

“Não me deram a chance de pensar, mas me deixaram a porta aberta para ir em outro ano. Pensei que não poderia apelar com a organização internacional, então pensei em ir em outro ano”, disse Andrea.

A jornalista contou que gostaria de ir ao Miss Universo grávida para “inspirar outras mulheres” mostrá-las que nada pode impedi-las de “realizar os seus sonhos”.

Andrea chegou a chorar durante lives nas redes sociais, onde disse que o comunicado, antes de ser editado, citava que ela estava “impossibilitada” de participar do concurso e, por isso, não iria representar mais a Guatemala.

“Pedi para mudar algumas coisinhas no comunicado, porque dizia que ‘Andrea estava impossibilitada’... Sinto que era num tom de incapacidade, enfermidade. Quando li o comunicado me senti muito mal, me senti irresponsável, que não estava cumprindo... Eles sabem como responsável eu sou. Foi onde me senti mal, triste e decepcionada, porque tratei de cumprir até o último momento, quis fazer algo especial para minha sucessora”, conta ela, que gravou no domingo vídeo em que passa a coroa para a vice, Ana Gabriela Villanueva.

A jornalista ainda agradeceu o apoio da população da Guatemala, e destacou que tem recebido mensagens de carinho de pessoas de outros países, como El Salvador, México, Estados Unidos, Indonésia, Tailândia e Filipinas. O especialista em misses a orientou a procurar um advogado e tentar reaver o título, caso essa seja sua vontade. “Qual é o protocolo que a organização não pode cumprir? Qual o impedimento teria para ir ao México? Não é algo complicado”, indagou.

O Miss Universo 2024 será realizado no México, em 16 de novembro.


Participe dos canais da Itatiaia:

Patrícia Marques é jornalista e especialista em publicidade e marketing. Já atuou com cobertura de reality shows no ‘NaTelinha’ e na agência de notícias da Associação Mineira de Rádio e Televisão (Amirt). Atualmente, cobre a editoria de entretenimento na Itatiaia.