As indicações ao
Historicamente, a indicação de Wagner Moura como Melhor Ator representa mais do que apenas uma possível premiação. A categoria tem sido, por anos, a mais difícil de ser acessada por artistas da América Latina.
Embora os latinos tenham tido sucesso nas categorias de coadjuvantes, a lista de indicados como protagonistas é restrita. Confira nomes de atores que, assim como Wagner Moura, fizeram história na categoria:
José Ferrer - Porto Rico
O latino pioneiro na categoria foi também pioneiro na vitória. Ferrer foi indicado duas vezes, sendo uma por Cyrano de Bergerac, em 1950, e outra em 1952, por Moulin Rouge. Ele venceu a categoria uma vez, em 1950.
Anthony Quinn - México
Nascido no México, o ator venceu duas vezes na categoria de Melhor Ator Coadjuvante. Além dessas vitórias, o ator foi indicado duas vezes como Melhor Ator. Em 1957 ele recebeu uma indicação por A Fúria da Carne, e em 1964 ele foi indicado por seu papel em Zorba, o Grego.
Edward James Olmos - Estados Unidos, ascendência mexicana
Conhecido por suas participações em filmes de ficção científica, Olmos recebeu uma indicação após brilhar como professor de matemática em O Preço do Desafio, de 1988. Ele acabou não vencendo, mas teve uma atuação muito aclamada.
Démian Bichir - México
Superando grandes estrelas de Hollywood e surpreendendo o público, Bichir foi indicado pelo drama independente Uma Vida Melhor, que conta sobre imigração. O filme foi lançado em 2011 e a indicação veio em 2012.
Colman Domingo - Estados Unidos, ascendência guatemalteca e belizenha
Considerado um afro-latino, Domingos trouxe uma visibilidade poderosa para a categoria, chegando a ser considerado como um dos grandes nomes da década de 2020. O ator foi indicado duas vezes, sendo a primeira em 2023 por Rustin, e a segunda em 2025 por Sing Sing.
Wagner Moura - Brasil
Conhecido por seus diversos papéis na televisão e no cinema brasileiro, o ator foi indicado pelo longa O Agente Secreto, em 2026. No filme, Wagner Moura interpreta um professor universitário que foge da ditadura militar nos anos de 1970.
Onde assistir aos trabalhos dos indicados?
Para quem se interessou pela trajetória dos latinos no Oscar e tem interesse em assistir aos filmes feitos por eles, confira a lista de onde encontrar os principais longas:
Wagner Moura:
O Agente Secreto está disponível nos cinemas em todo o Brasil, enquanto Narcos, série protagonizada pelo ator, pode ser assistida na Netflix.
Colman Domingo:
Rustin está disponível na Netflix e Sing Sing pode ser assistido através da Amazon Prime Video.
Demián Bichir:
Uma Vida Melhor está disponível para aluguel na Amazon Prime Video e na Apple TV.
José Ferrer:
Cyrano de Bergerac pode ser visto em plataforma de domínio público.
Vale lembrar que o Oscar 2026 está marcado para o dia 15 de março.