Andrea Radford não é mais a Miss Universo Guatemala 2024. Ela, que foi eleita em julho, anunciou a três meses da grande final do concurso que está grávida do primeiro filho. Com isso, de forma inédita, Ana Gabriela Villanueva, que ficou em segundo lugar, assume o título.
O comunicado foi divulgado pela própria organização do concurso na Guatemala. “Ana Gabriela Villanueva Jolón é a nova Miss Universo Guatemala 2024 e representará o país em novembro no México”.
Filha de pai mexicano e mãe guatemalteca, Ana tem 22 anos e é natural de Santa Rosa. Ela é estudante de ciências jurídicas e sociais, e foi coroada na última segunda-feira (26).
Ana Gabriela Villanueva e Andrea Radford
Leia mais:
Miss Universo 2024: grávida que perdeu a coroa chora ao revelar que não abdicou do título; Maria Brechane, Miss Brasil 2023, não irá coroar sucessora; saiba o motivo; Miss Universo terá candidata surda pela primeira vez na história; conheça; Candidata ao Miss Universo se emociona ao relatar diagnóstico de doença rara.
“Após a feliz notícia da gravidez de Andrea Radford, que até hoje detinha o título, Ana Gabriela, que ficou em segundo lugar no evento nacional, assumirá a responsabilidade de representar o nosso país no próximo Miss Universo. Temos certeza que ela vai deixar o nome da Guatemala em alta”, encerra o comunicado.
Andrea Radford também se pronunciou nas redes sociais. “Minha família guatemalteca, hoje quero agradecer a cada um de vocês por me acompanharem em cada sonho e cada conquista que vivemos juntos. Quero dizer-lhes que agora estou empreendendo outro sonho desejado, o de ser mãe. Meu amor por ver a Guatemala crescer perante o mundo não para e agora estarei mais inspirada, mais forte e muito bem acompanhada”, inicia.
“Quero compartilhar com vocês como família esta notícia que me enche de emoção e alegria, mas também agradecer por cada demonstração de carinho, por todo o apoio que me impulsiona a seguir em frente. Nós amamos muito vocês”, concluiu.
Polêmica
Segundo a Telemundo, a decisão de Andrea Radford deixar o posto foi tomada após pressão da organização da Guatemala, visto que atualmente, além de mães e casadas, a organização admite candidatas grávidas. A postagem da emissora estadunidense de língua espanhola foi, inclusive, compartilhada por ela. Especialistas já viam Andrea como uma forte candidata ao título no concurso internacional, que
Vale lembrar que o Brasil ainda irá eleger sua representante no Miss Universo 2024. A final do concurso será em 19 de setembro, em São Paulo.