A data do Miss Universo 2024 já foi definida pela organização do concurso que acontecerá no México, após 17 anos. O último concurso realizado no país foi em 2007, onde a mineira Natália Guimarães ficou em segundo lugar. À época, Riyo Mori, do Japão, conquistou a coroa.
Neste ano, a Cidade do México sediará o concurso, que deve receber mais de 100 candidatas e ser o mais inclusivo da história. O Miss Universo 2023, por exemplo, recebeu mães e mulheres casadas. Por outro lado, a edição de 2024, além deste grupo, irá receber mulheres com idades acima de 28 anos.
Até então, com 36 anos, Jennifer Colombo, da Costa Rica, é a candidata com mais idade a concorrer ao título de Miss Universo. O Brasil irá eleger sua representante em 19 de setembro, em São Paulo.
Durante programa da Telemundo, Osmel Souza e Raul Rocha Cantú, que fazem parte da direção do concurso, informaram que o evento já tem data definida. A final será no dia 16 de novembro.
A preliminar irá ocorrer no dia 14, quando as misses desfilam com trajes de gala e biquíni. O início do confinamento ainda não foi informado, mas a brasileira deve seguir rumo ao país no início de novembro.
A vencedora será coroada por Sheynnis Palacios, de 24 anos, primeira representante da Nicarágua a levar a coroa. Vale lembrar que a Miss Universo 2023 estará no Brasil para coroar a próxima representante do país em setembro.
Miss Universo 2023
A 72ª edição do Miss Universo entrou para a história por ser a mais inclusiva e por eleger Sheynnis Palacios, que recebeu a primeira coroa da Nicarágua em décadas. A final do concurso ocorreu no dia 18 de novembro, na Arena José Adolfo Pineda, em São Salvador, capital de El Salvador. Durante toda a competição, a modelo foi ovacionada pela plateia.
Marina Machete, primeira mulher trans eleita Miss Portugal, e Jane Dipika Garrett, única miss plus size escolhida para representar o Nepal, se classificaram para o Top 20. Assim como a modelo Erica Robin, que carregou pela primeira vez no concurso a faixa do Paquistão, e Camila Avella, da Colômbia, que é casada e mãe de uma menina. Camila, inclusive, conseguiu avançar até o TOP 5 do concurso.
As misses desfilaram ao som de John Legend em duas ocasiões no concurso: na etapa do traje de gala e no desfile final, quando só restavam três candidatas.
Patrícia Marques é jornalista e especialista em publicidade e marketing. Já atuou com cobertura de reality shows no ‘NaTelinha’ e na agência de notícias da Associação Mineira de Rádio e Televisão (Amirt). Atualmente, cobre a editoria de entretenimento na Itatiaia.