Com uma doença rara, a equatoriana Mara Topic, de 29 anos, representará seu país no Miss Universo, que será realizado no fim do ano no México. A candidata venceu o concurso no Equador no mês passado, época em que seu diagnóstico se tornou público mundialmente e ela falou sobre o uso de perucas.
Mara relata ter doença de Hashimoto, um distúrbio autoimune com o qual ela foi diagnosticada em 2018. Para a miss, o concurso é uma oportunidade para falar sobre a condição, que, segundo ela, é rara.
Em entrevista ao “El Universo”, Mara dividiu com o público a descoberta da doença e como foi o período de aceitação. “Minha mãe percebeu que eu estava perdendo muito cabelo. Eu achava que sempre tive pouco cabelo, mas ela me disse que isso era outro nível. Ela me forçou a passar por vários testes, alguns mais aprofundados do que outros”, disse.
Durante a conversa, ela contou o que a levou a tornar a história pública. “Eu não queria que acontecesse que um dia minha peruca caísse e assim as pessoas descobrissem. Eu preferi ser honesta e simplesmente contar. Além disso, um dia eu saí com cabelo longo, depois mais curto; não fazia sentido. E eu disse a mim mesma, se eu for honesta, talvez eu possa inspirar outras mulheres porque há muitos estigmas contra perucas”, esclareceu.
Mara Topic usa perucas desde que perdeu os cabelos por causa de doença
Leia mais:
Miss Brasil cotada para o BBB é confirmada em reality show da Telemundo na Turquia Miss Universo: candidata mais velha da história é eleita em Porto Rico Miss Universo Brasil: conheça a primeira mãe eleita por Minas Gerais
“Todo esse tempo, tentei entender. É uma condição que eu não sabia como melhorar. Sim, era obviamente ruim, mas também tentei esconder. Todo mundo coloca máscaras e tenta esconder suas imperfeições. Pensei: ‘Talvez eles não me aceitem assim’, mas o júri também poderia ter dito: ‘Não queremos uma menina que não tenha cabelo’. Graças a Deus hoje o que importa é sua essência em tudo, e é isso que eles estão procurando”, afirmou a miss, bastante emocionada.
Ao ser questionada se apareceria em público sem peruca, ela respondeu: “Tenho muitos vídeos como esse, mas estou pensando em quando enviá-los. Quero que seja um momento orgânico quando eu mostrar como meu cabelo fica sem peruca. Isso afetou muito minha autoestima, mas estou fazendo todo o possível para representar melhor meu país”, disse ela.
Vale lembrar que a final do Miss Brasil Universe será em 19 de setembro, quando se elegerá a representante do país no concurso. Até o momento, foram eleitas
Doença de Hashimoto
O Ministério da Saúde destaca sobre a doença: “Quando a tireóide não está funcionando adequadamente pode liberar hormônios em quantidade insuficiente, provocando o hipotireoidismo. Como causas temos a Tireoidite de Hashimoto (também de causa auto-imune), retirada cirúrgica da tireóide ou tratamento com iodo radioativo”.
Dentre os sintomas, além de queda de cabelo, estão depressão, intestino preso, dores musculares, ganho de peso, cansaço excessivo e menstruação irregular.