Preta Gil apareceu alegre ao compartilhar momentos da visita que recebeu dos amigos e familiares no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, onde está tratando, novamente, o câncer. Nos Instagram, a cantora postou vídeos e fotos ao lado da irmã, Bela Gil, e dos amigos Gominho, Ju de Paulla e João Pedro Modesto.
Em um dos registros, Preta, que iniciou a quimioterapia nessa sexta-feira (23), brincou: “Não mexe comigo, que eu não ando só. Pra andar, tem que ser muito bem acompanhada!” “E, se mexer, saiba: está mexendo na casa de marimbondo”, completou Ju, fazendo referência a um meme da internet.
“Tive uma folguinha da ‘quimio’ de uma hora entre um remédio e outro e aí fui andar com meus amores, que o médico pediu, mas já estou de volta”, contou.
Recidiva do câncer
Preta Gil, de 50 anos, voltou a tratar o câncer, que estava em remissão desde dezembro do ano passado. Em nota publicada no Instagram, a cantora, que está internada, anunciou a recidiva da doença. Preta foi diagnosticada com câncer de intestino em janeiro de 2023.
“Essa semana me internei no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, para exames de rotina e foi constatado a necessidade de retomada do meu tratamento oncológico”, diz trecho.
À Itatiaia, o Dr. Alexandre Jácome, Oncologista da Oncoclínicas Belo Horizonte e Pós-Doutor em Oncologia pela Universidade do Texas, nos Estados Unidos, explicou que a volta das células cancerígenas caracteriza o que chamamos de recidiva. Quando essa condição ocorre, as células se multiplicam e a doença pode aparecer em locais diferentes do inicial, o que resulta na retomada do tratamento oncológico. De acordo com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica existem três tipos de recidiva.
“O tratamento da recidiva depende de inúmeros fatores, como o tipo do câncer, suas características anatômicas e moleculares. Podem ser utilizados inúmeras modalidades de tratamento, como cirurgia, quimioterapia, radioterapia, imunoterapia ou outras alternativas terapêuticas disponíveis hoje no tratamento do câncer”, esclareceu o médico à Itatiaia.
Na recidiva são utilizados métodos diferentes dos iniciais, já que, provavelmente, a doença foi resistente ao primeiro tratamento. Segundo Jácome, “na maioria das vezes, é necessária uma modificação”.
Primeiro dia
Preta Gil falou pela primeira vez após anunciar a recidiva da doença. Na madrugada deste sábado (24), no Instagram, ela comentou sobre seu primeiro dia de quimioterapia após voltar a tratar o câncer.
“Primeiro dia de quimioterapia, tenho muita coisa pra dividir com vocês, mas estou esperando o momento certo em que estarei mais fortalecida. Já agradeço todas as mensagens de carinho, força e manifestações religiosas de todas as fés em prol da minha recuperação. Muito obrigada”, escreveu Preta.