Ouvindo...

Quem é Chloe Ayling? Série mostra história de modelo culpada pelo próprio sequestro

Primeiro episódio de série documental sobre sequestro de Chloe vai ao ar nesta quarta-feira (14)

Chloe Ayling em postagem no Instagram

A modelo Chloe Ayling tinha 20 anos quando foi sequestrada na Itália, em 2017. Ela estava em uma sessão de fotos falsa no país quando foi drogada. Após Ayling aparecer no consulado de Milão dias depois, as suspeitas recaíram sobre ela por suspeita da polícia.

A história do sequestro de Chloe foi transformada em uma minissérie com seis episódios pela BBC, “Kidnapped: The Chloe Ayling Story”. “Este drama factual segue seu terrível sequestro, sua bravura e resiliência no cativeiro e o subsequente processo judicial que colocou seus sequestradores na prisão”, apresenta a BBC.

Leia também

O sequestro

Originária de Croydon, no sudeste de Londres, Ayling começou a trabalhar como modelo aos 18 anos. Em julho de 2017, Ayling foi contratada para fazer um ensaio fotográfico em Milão por Lukasz Herba.

No entanto, tratava-se de um ensaio fotográfico falso. Herba drogou Ayling e a levou para uma casa de fazendo no campo, perto de Turim. O sequestrador ameaçou vender a modelo como trabalhadora de sexo on-line, a menos que um resgate de US$ 300 mil fosse pago.

Herba contou uma história para Ayling. Ele disse que fazia parte de uma organização chamada Peste Negra, mas queria deixar o grupo, sendo sua única saída aumentar o resgate.

“Ele sempre fingiu que foi ele quem me salvou”, disse Ayling ao “The Guardian” um ano depois. “Eu olhei para ele e pensei: o que eu faria sem ele? Ele disse que se eu escapasse, não só morreria, como ele também”.

Desenrolar

Ayling não sabia em que acreditar por conta das mentiras de Herba. Tudo o que ela sabia era que precisava convencer o sequestrador que acreditava nele. Após alguns dias, um amigo de Ayling ofereceu £ 20.000 pelo seu resgate.

Seis dias após o sequestro, Herba decidiu libertar a modelo. Seu plano era entrar no consulado de Milão com Ayling, ela alegaria que escapou do sequestrador e ligaria para Herba a quem diria ser seu “único amigo na Itália”.

O plano, porém, não funcionou e os policiais passaram a duvidar de Ayling afirmando que o sequestro não passava de um golpe publicitário.

Leia mais:

Atualmente

Herba foi julgado e recebeu uma sentença de 16 anos e nove meses. Durante o julgamento, foi comprovado que o grupo Peste Negra não existia e que Herba planejou o sequestro com o irmão.

Em 2018, Ayling participou do Big Brother UK onde fez uma declaração sobre sua vida antes do sequestro. “Estive na faculdade por três anos, estudando direito, administração e psicologia, e tive um filho quando estava na faculdade”, disse Ayling durante o programa.

Ayling publicou um livro de memórias, “Kidnapped”, sobre sua experiência. Atualmente, ela é modelo, tem mais de 200 mil seguidores nas redes sociais, onde se descreve como “proprietária de vários imóveis”. Ela também produz conteúdos em uma plataforma de conteúdos adultos.


Participe dos canais da Itatiaia:

Pablo Paixão é estudante de jornalismo na UFMG e estagiário de jornalismo da Itatiaia