Ouvindo...

Miss Universe SP repudia ataques racistas contra Milla Vieira: ‘indignação e tristeza’

Milla Vieira foi eleita Miss Universe SP na última quarta-feira (24)

Milla Vieira é a Miss Universe SP 2024

O Miss Universe São Paulo se manifestou nesta segunda-feira (29) contra os ataques racistas sofridos por Milla Vieira, de 25 anos. A candidata foi eleita representante do estado em disputa com outras 31 misses na última quinta (24).

Em nota, a organização diz que é “com grande indignação e tristeza” que se manifesta sobre os ataques sofridos por Milla. “Em um momento que deveria ser de celebração e orgulho, Milla está sendo alvo de comentários racistas e ataques injustificados, evidenciando que nossa sociedade ainda está longe de alcançar a verdadeira igualdade”, inicia.

“Milla Vieira se destacou em todas as etapas do concurso, demonstrando competência, graça e talento excepcionais, sendo, portanto, merecedora do título de Miss Universe São Paulo 2024. A organização do Miss Universe São Paulo está certa de que Milla Vieira detém beleza excepcional e é a candidata que possui todas as competências necessárias para ocupar este posto de tanta responsabilidade”, continua.

Milla Vieira, Miss Universe SP 2024

Leia mais:

Leia também

A organização diz, ainda, que a candidata se dedicou para ocupar o posto que tem hoje, portanto, “deve ser reconhecida e celebrada por todos”. O texto continua: “A beleza negra é uma expressão de diversidade e riqueza cultural, e deve ser celebrada como tal. No entanto, o que vemos é uma resistência em reconhecer e valorizar essa beleza”.

“As críticas e mensagens negativas direcionadas a Milla Vieira são um reflexo claro de um preconceito, enraizado. É doloroso perceber que, se essas mesmas características fossem vistas em uma mulher branca, as reações certamente seriam menos hostis e depreciativas”, acrescenta.

O Miss Universe SP ressalta que apoiará a candidata a tomar “providências legais a despeito das agressões que vem sofrendo”, e encerra: “Que este episódio lamentável seja motivador de conscientização e mudança, lembrando-nos de que a verdadeira beleza e força de uma sociedade estão na sua capacidade de abraçar e celebrar a diversidade”.

Misses se solidarizaram com Milla, dentre elas, Isalu Souza, Miss Universe Minas Gerais 2023, que também sofreu ataques raciais quando foi eleita. "É doloroso ver isso se repetindo, Milla você é competente e lindíssima. Estamos com você", escreveu.

O Miss Brasil Universe, agora escrito somente em inglês, tem final marcada para o dia 19 de setembro, em São Paulo, e Milla Vieira é uma das concorrentes ao título. A representante de Minas Gerais é a modelo e empresária Tatiana Gonçalves, que é a primeira mãe da história a receber o título no estado.


Participe dos canais da Itatiaia:

Patrícia Marques é jornalista e especialista em publicidade e marketing. Já atuou com cobertura de reality shows no ‘NaTelinha’ e na agência de notícias da Associação Mineira de Rádio e Televisão (Amirt). Atualmente, cobre a editoria de entretenimento na Itatiaia.