Na série teen de sucesso, exibida nos Estados Unidos (EUA) entre 1998 e 2003, Van Der Beek deu vida ao protagonista Dawson Leery. Além disso, o ator também atuou no teatro e no cinema independente.
Em 1999, assim que teve seu rosto conhecido, ele participou do filme de comédia “Marcação Cerrada”, ao lado de Jon Voight e Paul Walker (1973-2013). Na produção, ele interpretava Mock, um quarterback reserva que foi escalado como titular após lesão de um dos colegas.
Além da atuação, o ator foi dublador de alguns projetos, como a série “Vampirina” e o filme “Outro Amor Fora do Tempo”, um dos seus último trabalhos. Ele também esteve no longa “O Badboy e Eu” e na série “CSI Cyber”.
James era casado com Kimberly Van Der Beek, com quem tinha seis filhos: Olivia, de 14 anos; Joshua, de 13; Annabel, de 11; Emilia, de 9; Gwendolyn, de 6; e Jeremiah, de 3.
Morte de James Van Der Beek
O anúncio da morte de James foi feito pelas redes sociais. Apesar dele enfrentar o diagnóstico do câncer, colorretal em estágio 3, descoberto em 2023, a causa da morte não foi divulgada.
“Nosso amado James David Van Der Beek morreu pacificamente esta manhã. Ele encarou seus dias finais com coragem, fé e graça”, escreveu a família do ator.
“Há muito a compartilhar sobre seus desejos, seu amor pela humanidade e o valor sagrado do tempo. Estes dias virão. Por ora, pedimos privacidade pacífica enquanto lamentamos nosso amado marido, pai, filho e amigo”, finalizou a família.