Barbara Suter, de 33 anos, pode fazer história no Miss Universo caso vença o concurso na Suíça e carregue a faixa do país europeu. Se isso ocorrer, ela será a primeira brasileira a representar o país, que voltou a enviar candidatas ao concurso há três anos e nunca elegeu uma Miss Universo.
Natural de Duque de Caxias, no Rio de Janeiro, a candidata tem mãe brasileira e pai suíço. Há sete anos, conforme contou à reportagem da Itatiaia, ela decidiu se mudar para o país da Europa para fazer mestrado em medicina veterinária e trabalhar. Além disso, ela queria “sair um pouco dessa violência” que assola o país.
No entanto, ela não esconde sentir saudades dos “pequenos grandes detalhes”, como, por exemplo, sua mãe, amigos da infância, a culinária, ir à praia e a “espontaneidade” única do povo brasileiro.
O sonho da carioca era ser uma Angel da Victoria Secret. “Sempre fui fascinada pelos desfiles com asas”, comenta. No entanto, em 2008 ou 2009, sua irmã, Luana, deu início a sua trajetória nos concursos. À época, ela a inscreveu no Miss Mundo Caxias, sem que ela soubesse. “Quando ela chegou em casa, ela me mostrou, falou que me inscreveu e que eu tinha que estar nesse lugar, nessa hora e não sei o quê”, recorda. Desde então, ela participou de alguns concursos, dentre eles, Miss Globo Brasil e Miss Mundo Baixada Fluminense.
Barbara Suter (candidata ao Miss Universo Suíça)
Miss Japão é criticada pela aparência, tem passado polêmico exposto e renuncia a coroa Miss Universo: candidata mais velha da história é eleita em Porto Rico Miss Universo? Brasil não se classifica e Marrocos vence o primeiro concurso de IA do mundo Candidata ao Miss Universo se emociona ao relatar diagnóstico de doença rara
Preparação
Além de português, Barbara é fluente em alemão, alemão suíço, francês, inglês e consegue se comunicar um pouco em espanhol e italiano. Segundo ela, que nega fazer dieta, sua preparação inclui, principalmente, a saúde física e mental. “Não adianta você trabalhar só o físico, sem trabalhar o mental, eu acho que pra você seguir nesse mundo dos concursos você precisa ter os dois conectados, ter uma simbiose dos dois”, comenta ela, que faz handball, academia, mas “come tudo o que gosta”.
A preparação, que também inclui passarela, inglês e oratória, é feita com o coach internacional Matheus Alencar, que também auxilia a
Barbara Suter tem intensa preparação para o Miss Suíça
“Meu objetivo, na verdade, é a realização pessoal. Consegui, talvez, mostrar para as mulheres que tem mais de 30 anos que elas podem se realizar, não só na área da beleza, no caso do concurso, mas também em profissões. Se elas quiserem começar uma outra faculdade, se elas quiserem iniciar um novo Hobby. Essa é minha proposta: mostrar que a idade não é limite para nada. Se você quer alguma coisa, tem que ir em frente e seguir seu sonho”, diz ela.
Além de todos os requisitos, a brasileira também preenche o tópico “projeto social”, que é extremamente importante nos concursos. “Estou incentivando a doação de medula óssea”, explica.
O concurso tem direção da colombiana Lina Poffet, que mora na Suíça há muitos anos. “O Miss Universo Suíça é como se fosse a filha dela. Ela investe tempo, ela organiza vários eventos culturais. A gente foi para um evento de polo em Genebra, um evento colombiano muito legal na parte italiana. Agora a gente vai para as montanhas na parte francesa. Ela tenta sempre englobar tudo, né?”, explica Barbara.
Final do Miss Suíça
Após avançar nas primeiras eliminatórias do Miss Suíça em março, Barbara Suter ficará cinco dias confinada para a final do concurso que deverá ocorrer entre os dias 14 e 28 de setembro na cidade de Zurique.
A final deverá ser exibida no Youtube ou no Instagram do concurso e contará com desfile de biquíni e de gala, conforme os tradicionais concursos.
Caso vença,