Ouvindo...

Saiba o que é Herpes Zoster, doença que causou ‘dor terrível’ em ex-apresentador da Globo

Também conhecido como cobreiro, a Herpes Zoster é uma doença na pele causada pela varicela zoster, o mesmo vírus que causa a catapora

O ex-apresentador da Globo, Fernando Rocha, relatou nas redes sociais que tem sentido uma ‘dor terrível’ devido à Herpes Zoster, doença na pele.

Também conhecido como cobreiro, a Herpes Zoster é uma doença na pele causada pela varicela zoster, o mesmo vírus que causa a catapora, conforme descreveu a infectologista Laila Machado, do Hospital Universitário Ciências Médicas de Minas Gerais.

Quando a pessoa já teve varicela, o vírus fica inativo durante toda a vida da pessoa e geralmente aparece em idosos ou quando a imunidade abaixa por algum motivo específico, como câncer, vírus HIV, doenças crônicas ou estresse muito grande.

"É uma doença potencialmente grave, pode fluir, inclusive, com alguns sintomas crônicos de dor, sensação de parestesia (formigamento) e pode levar a quadros disseminados com comprometimento neurológico e até a morte”, explicou a infectologista.

Leia também

Transmissão, sintomas e tratamento

A maioria dos casos de herpes zoster são registrados em pessoas que já tiveram varicela. Mas, em casos raros, pessoas que tiveram contato com alguém que esteja com o vírus também podem ser infectados. Vale lembrar que o vírus da catapora é transmitido quando entramos em contato com lesões ou pelo ar, por espirros e tosse.

A Herpes Zoster afetam a raiz nervosa, que são ramificações que saem da medula espinhal e vão para o nosso corpo. Dessa forma, surgem lesões na pele, acompanhadas de dores extremas.

“Antes mesmo do surgimento das lesões, o paciente pode ter outros sintomas. Então, ele pode sentir uma sensação de queimação, um formigamento, uma dor nesse feixe nervoso, uma dor muito localizada que ele não consegue, às vezes, nem entender o que está acontecendo, nem explicar para o médico. E seria um pródromo, uma previsão, do herpes vírus. Depois, vai haver o surgimento das lesões”, disse a médica.

O tratamento geralmente é feito com o antiviral, que diminui o tempo da doença e a probabilidade de complicações. Em alguns pacientes, são utilizadas medicações para a dor neuropática, devido ao comprometimento das raízes nervosas.

Como se proteger?

Pessoas imunocomprometidas e idosos precisam ter mais atenção com o vírus, mas todos precisam ficar atentos. A primeira forma de se proteger é se vacinando quando crianças. “A vacina da varicela zoster já está disponível pelo SUS através da tetra viral e é garantida com gratuidade para todas as crianças de 15 meses”, disse Laila Machado.

Fazer higiene das mãos enquanto estiver cuidando de uma pessoa com varicela também é essencial. Quem estiver portando o vírus deve ficar afastada enquanto estiver com lesões ativas, para evitar a disseminação. “A gente considera que o paciente não tem mais lesões ativas quando todas as lesões já formaram uma casquinha, ou seja, estão em forma de crosta”, afirmou.

Fernando Rocha com Herpes Zoster

O ex-apresentador da TV Globo, Fernando Rocha, compartilhou nas redes sociais o diagnóstico de Herpes Zoster nesta quinta-feira (27). Ele relatou sentir uma “dor terrível” e explicou que poderia ser evitada.

“Eu queria dar um depoimento sobre uma doença que eu estou enfrentando nesses dias chamada Herpes Zoster. Se você já teve catapora tem mais de 40 a 45 anos, você pode ter Herpes Zoster. É uma doença que acontece com relação também a baixa imunidade, fatores emocionais”, explicou.

“Esse vírus da catapora chamado Varicela Zoster fica armazenado no corpo esperando uma janela de oportunidade e ela vem com a baixa imunidade com variações emocionais. Eu não sei exatamente precisar o que foi que desencadeou isso, mas estou com a doença acerca de uma semana. Já tomei os remédios antivirais que são necessários durante uma semana e agora estou encarando a sequelas dessa doença que é uma dor muito grande, como se fosse uma espada ficando”, contou ele.

Segundo ele, “tem a ver com as emoções que a gente guarda na vida, que vão se acumulando”. “Mas o meu depoimento é só para dizer o seguinte: tem vacina contra Herpes Zoster. A vacina é oferecida só na rede particular. Ela custa caro, cerca de R$ 800. São duas doses, mas a dor por pegar essa doença é muito grande”, concluiu.


Participe dos canais da Itatiaia:

Jornalista formada pela PUC Minas. Mineira, apaixonada por esportes, música e entretenimento. Antes da Itatiaia, passou pelo portal R7, da Record.
Leia mais