Ouvindo...

Atlético ou Cruzeiro? Ex-apresentador da Globo crava quem é o ‘time do povo’

Torcedor do Cruzeiro, jornalista Fernando Rocha exaltou seu clube no debate com o Atlético

Jogadores de Atlético (esq) e Cruzeiro (dir) em partidas pelo Campeonato Brasileiro e pelo Mineiro

Se tem uma discussão que repercute no futebol mineiro é: ‘Qual é o verdadeiro time do povo?’. Em entrevista nessa quarta-feira (24) ao Futeboteco, o jornalista Fernando Rocha, torcedor do Cruzeiro, fez questão de exaltar seu time no debate. Para ele, o clube celeste é considerado o ‘Time do Povo’ por alguns motivos, dentre eles, a quantidade de torcedores.

“O Cruzeiro tem uma sede campestre famosa. Tem peladas muito disputadas. Esse pessoal acabou se tornando conselheiro e não tinha bala na agulha. O Atlético fez de uma forma diferente. Ele elitizou o conselho e limita a grandes atleticanos, milionários. Isso fez com que a mudança ficasse muito grande na gestão do clube. Tanto que um grupo de conselheiros acabou comprando o Atlético”, opinou Rocha.

“O Cruzeiro é o ‘Time do Povo’. O Cruzeiro é o time dos italianos, que forma a cidade de Belo Horizonte, dos construtores. Tanto que, pesquisa atrás de pesquisa, o Cruzeiro tem a quinta maior torcida (do Brasil). Está variando de 10 a 13 milhões de torcedores. (...) Em BH é realmente dividido, talvez com uma ligeira preponderância do Atlético, mas o estado de Minas é brincadeira”, finalizou.

Na última temporada, tanto Cruzeiro quanto Atlético tiveram grandes médias de público em seus jogos. Em partidas com mando no Mineirão, em Belo Horizonte, o Galo teve ligeira vantagem sobre o rival, ao somar média de 39.460 torcedores por duelo. Já os celestes contaram com média de público de 38.913 pessoas no Gigante da Pampulha.

Leia também

Time do Povo

Desde 2015, o Cruzeiro tem se intitulado como o ‘Time do Povo’ em Minas Gerais. Na época em que criou a nomenclatura, o marketing celeste afirmou que alguns motivos colaboravam para a ação. Entre eles, estava um áudio vazado de Bruno Vicintin, ex-dirigente do clube que provoca o rival.

“Este negócio de time do povo dói dentro da alma deles, porque eles sempre foram clube de elite. Tanto que eles estão em Lourdes, né? E o Cruzeiro no Barro Preto. E o Cruzeiro foi um time de imigrante, um time de operários, e a gente tem que abraçar este negócio de time do povo também, vou começar a falar isso”, afirmou Vicintin à época.

Posteriormente, o Cruzeiro lançou diferentes produtos com a nomenclatura ‘Time do Povo’, como camisas, canecas, faixas e bonés. O Atlético, por outro lado, não deixou barato. Em 2016, o Galo estampou uma parede da rodoviária de Belo Horizonte com o escrito: “Você é sempre bem-vindo à Cidade do Galo. O verdadeiro Time do Povo. Desde 1908”.


Participe dos canais do Itatiaia Esporte:

Jornalista pela PUC Minas, Pedro Leite é repórter do portal Itatiaia Esporte. Tem experiência na cobertura diária de portais, redes sociais e jornal impresso. Apaixonado por futebol, já passou pelo Superesportes.