Apresentadora do SBT,
Segundo o Ministério da Saúde, a maioria dos miomas não produz sintomas e, quando eles aparecem, “se relacionam com o seu número, tamanho e localização”.
“As principais manifestações clínicas envolvem alterações menstruais (sangramento uterino aumentado ou prolongado), anemia por deficiência de ferro, sintomas devido ao volume (dor ou pressão em pelve, sintomas obstrutivos) e disfunção reprodutiva”, destaca a pasta.
O sangramento uterino da miomatose "é caracterizado por menorragia”, ou seja, “menstruação abundante” e hipermenorreia, que é o “sangramento menstrual prolongado e excessivo”.
O grau de sangramento depende da localização do mioma e, posteriormente, por seu tamanho. Os “submucosos apresentam mais frequentemente menorragia”.
Dependendo da localização do mioma, ele pode “comprimir a bexiga e causar urgência miccional”. Outros sintomas, porém mais raros, são: “febre, sensibilidade abdominal, leucocitose e sinais de irritação peritoneal”.
Diagnóstico
“O diagnóstico de miomas uterinos é usualmente baseado no achado de um útero aumentado, móvel e com contornos irregulares ao exame bimanual ou um achado ultrassonográfico, por vezes casual”, destaca o Ministério da Saúde.
Além disso, exames de imagem “são necessários para confirmação diagnóstica e definição da localização do tumor”, sendo que a “US transvaginal associada se necessário à via abdominal é o padrão ouro para diagnóstico dos miomas uterinos, demonstrando alta sensibilidade (95% a 100%). É um exame não invasivo, de baixo risco, com boa acurácia e baixo custo”.
“Em úteros muito grandes ou com múltiplos miomas a ressonância magnética (RM) auxilia na informação sobre o número de miomas, tamanho e localização. A RM auxilia também no diagnóstico diferencial clínico entre mioma, adenomiose e adenomiomas e leiomiossarcomas”, encerra a pasta.
Como está Cariúcha?
A assessoria da artista explicou que ela “está nesse momento em procedimento cirúrgico devido a sangramento intenso causados por miomatose uterina”.
A nota destaca, ainda, que o procedimento está sendo realizado pelo cirurgião ginecológico Dr Fabricio La Rubbia Haick . “Cirurgia sendo realizada conforme o esperado, ainda sem previsão de término”, encerra o texto.
A reportagem da Itatiaia entrou em contato com o SBT, a assessoria de Cariúcha e a do hospital onde ela está internada. A assessoria do São Luiz do Itaim explicou que a cirurgia está em andamento, mas que não pode detalhar o quadro a pedido da equipe da artista.
Até a publicação desta reportagem, a apresentadora seguia no centro cirúrgico.
Quem é Cariúcha?
Nascida em Nova Iguaçu, no Rio de Janeiro, Cariúcha ficou famosa nas redes sociais após perder o concurso “Garota da Laje”, quando ela virou meme por falar “Sou toda natural”. Porém, ela também ganhou fama como
Durante sua passagem por A Fazenda 15, ela causou polêmica ao virar
Em abril, a influenciadora foi contratada pelo SBT após participações fazerem sucesso no “Fofocalizando”. Desde então, ela tem ganhado cada vez mais visibilidade no canal, fazendo, inclusive, aparições no “