Agora no rádio...

Jornal da Itatiaia - 1ª Edição

  • Belo Horizonte
  • Juiz de Fora
  • Montes Claros
  • Ouro Preto
  • Vale do Aço
  • Sul de Minas

Morre Ilva Niño: atriz superou expectativas médicas há dez anos ao se curar de câncer

No ar em ‘Alma Gêmea’ e ‘Cheias de Charme’, atriz morreu aos 89 anos nesta quarta-feira (12)

Atriz faleceu aos 89 anos nesta quarta (12)

Ilva Niño, que deu vida à Mina, eterna confidente de Viúva Porcina, em “Roque Santeiro”, morreu nesta quarta-feira (12), aos 89 anos, no Rio de Janeiro. A atriz faleceu em decorrência de falência múltipla de órgãos, conforme o “Extra”.

Há dez anos, a pernambucana teve câncer de intestino, e médicos relataram que a doença não tinha cura.

Após gravar o remake de “Saramandaia” em 2013, Ilva deixou a TV Globo para cuidar da saúde no ano seguinte. Ela passou por duas cirurgias e a doença entrou em remissão.

“Era uma doença que todo mundo achava que não tinha volta, mas passou e estou bem. Não precisei fazer quimioterapia, já retiraram um cateter e recuperei os 19kg que havia perdido. Recebi muita energia positiva”, contou ela, em entrevista à Patrícia Kogut, de “O Globo”.

Leia também

Ilva foi internada no dia 13 de maio no Hospital Quali, em Ipanema, no Rio, onde passou por uma cirurgia cardíaca. O corpo da atriz deve ser cremado nesta quinta-feira (13), mas ainda não há definição sobre o local.

A pernambucana foi casada com Luiz Mendonça, e teve um filho, Luiz Carlos, mas ambos já morreram.

Carreira na TV

Ilva Niño fez mais de 30 novelas na televisão, isso sem contar as participações em séries. Nascida em Floresta, no Pernambuco, ela completaria 90 anos no dia 15 de novembro.

A atriz fez curso de teatro grego com Ariano Suassuna, época em que atuou na montagem amadora. Foi ali que ela se apaixonou pelas artes cênicas. Devido ao golpe de 1964, a atriz se mudou para o Rio de Janeiro com o marido. Ela fez as peças “O Berço do Herói” e “O Pagador de Promessas”, de Dias Gomes.

Após o escritor ser contratado pela Globo, ela fez novelas no canal, como “Verão Vermelho” (1969) e “Bandeira 2" (1971). Porém, foi em “Roque Santeiro” (1985), onde interpretou “Mina”, que ela fez sucesso. Ainda na Globo, ela foi participou da primeira minissérie do canal, “Lampião e Maria Bonita” (1982), de Aguinaldo Silva e Doc Comparato.

Dentre as novelas que atuou estão “Gabriela” (1975), “Pecado Capital” (1975), “Pedra sobre Pedra” (1992), “Terra Nostra” (1999), “Senhora do Destino” (2004), “Alma Gêmea” (2005), “Sete Pecados” (2007), Cordel Encantando (2011) e “Cheia de Charme” (2012).

A atriz se curou de um câncer de intestino em 2015, época em que ficou por 11 meses internada. Seu último papel na TV foi em “O Outro Lado do Paraíso” (2018), onde fez uma pequena participação no julgamento do delegado Vinícius (Flávio Tolezani).


Participe dos canais da Itatiaia:

Patrícia Marques é jornalista e especialista em publicidade e marketing. Já atuou com cobertura de reality shows no ‘NaTelinha’ e na agência de notícias da Associação Mineira de Rádio e Televisão (Amirt). Atualmente, cobre a editoria de entretenimento na Itatiaia.