Ilva Niño morreu aos 89 anos nesta quarta-feira (12). Com mais de 30 novelas no currículo, a atriz ficou conhecida por interpretar empregadas nas tramas, dentre elas, Mina, funcionária da Viúva Porcina (Regina Duarte), em “Roque Santeiro” (1985-1986). As informações são do G1.
Ilva foi internada no dia 13 de maio no Hospital Quali, em Ipanema, no Rio, onde passou por uma cirurgia cardíaca. O corpo da atriz deve ser cremado nesta quinta-feira (13), mas ainda não há definição sobre o local.
A pernambucana foi casada com Luiz Mendonça, e teve um filho, Luiz Carlos, mas ambos já morreram.
Carreira na TV
Ilva Niño fez mais de 30 novelas na televisão, isso sem contar as participações em séries. Nascida em Floresta, no Pernambuco, ela completaria 90 anos no dia 15 de novembro.
A atriz fez curso de teatro grego com Ariano Suassuna, época em que atuou na montagem amadora. Foi ali que ela se apaixonou pelas artes cênicas. Devido ao golpe de 1964, a atriz se mudou para o Rio de Janeiro com o marido. Ela fez as peças “O Berço do Herói” e “O Pagador de Promessas”, de Dias Gomes.
Após o escritor ser contratado pela Globo, ela fez novelas no canal, como “Verão Vermelho” (1969) e “Bandeira 2" (1971). Porém, foi em “Roque Santeiro” (1985), onde interpretou “Mina”, que ela fez sucesso. Ainda na Globo, ela foi participou da primeira minissérie do canal, “Lampião e Maria Bonita” (1982), de Aguinaldo Silva e Doc Comparato.
Dentre as novelas que atuou estão “Gabriela” (1975), “Pecado Capital” (1975), “Pedra sobre Pedra” (1992), “Terra Nostra” (1999), “Senhora do Destino” (2004), “Alma Gêmea” (2005), “Sete Pecados” (2007), Cordel Encantando (2011) e “Cheia de Charme” (2012).
A atriz se curou de um