O ator Tony Ramos, de 75 anos, que passou por uma cirurgia intracraniana por conta de um hematoma subdural, deu entrada no Hospital Samaritano de Botafogo, na Zona Sul do Rio de Janeiro, em coma superficial. A informação é do neurocirurgião Paulo Niemeyer Filho, em entrevista ao Fantástico, nesse domingo (26).
“Estava em coma, mas em coma superficial. Ele já não atendia, não se comunicava e não abria os olhos”, relatou o médico que pouco depois explicou o que aconteceu com Tony.
O ator acreditava que as dores de cabeça que sentia eram por causa da sua coluna, mas se enganou. Segundo o médico, o hematoma subdural se formou ao longo dos meses por causa de uma batida na cabeça, que o ator diz não se lembrar.
“Às vezes, é tão sútil que o paciente nem lembra que teve. Depois de um mês, dois começa, então, com uma dor de cabeça, começa a ter uma dificuldade para falar, se for do lado esquerdo, ou ter dificuldade para assinar”, destaca o médico.
Conforme ele, o risco aumenta com a idade. “Na criança, o cérebro ocupa toda a cavidade craniana, mas num adulto que o cérebro está um pouco mais murcho há um espaço entre o cérebro e o osso”, esclarece.
Os hematomas ocupam pequenos trechos entre o cérebro e ossos do crânio, mas no caso de Tony Ramos eles ocupavam todo lado esquerdo. Após duas cirurgias, o sangramento foi contido. “Ele vai voltar (a fazer) tudo. Está ótimo e não tem nenhum problema. Teve uma recuperação plena”, afirma o médico.
Resgate
Tony comenta sobre o dia do resgate. “Não me lembro de quando a ambulância veio pra cá, me resgatou, me levou”, disse.
Ao acordar no hospital, sua esposa, Lidiane Ramos, foi quem comunicou o que havia acontecido. “Fui informado pela Lidiane... ‘Calma, calma, calma você tá bem’. Me lembro da visita de Luiz Villaça, de Denise Fraga”, acrescentou.
Relembre
O ator Tony Ramos foi hospitalizado na noite de quinta-feira (16) por conta de um sangramento no cérebro. Na ocasião, o Hospital Samaritano de Botafogo, na Zona Sul do Rio de Janeiro, onde ele está internado,
Na sexta (17), a
Além disso, esclareceu que Tony Ramos respirava sem auxílio de aparelhos, estava lúcido e com estado de saúde é estável.
No sábado (18), ele
No dia seguinte, ou seja, domingo (19), ele
Na segunda (20) passada,
Na quarta (22),