Ouvindo...

Times

Tony Ramos foi internado em coma após sentir dores de cabeça: ‘não se comunicava’

Ator foi diagnosticado com hematomas subdurais e passou por duas cirurgias

O ator Tony Ramos, de 75 anos, que passou por uma cirurgia intracraniana por conta de um hematoma subdural, deu entrada no Hospital Samaritano de Botafogo, na Zona Sul do Rio de Janeiro, em coma superficial. A informação é do neurocirurgião Paulo Niemeyer Filho, em entrevista ao Fantástico, nesse domingo (26).

“Estava em coma, mas em coma superficial. Ele já não atendia, não se comunicava e não abria os olhos”, relatou o médico que pouco depois explicou o que aconteceu com Tony.

O ator acreditava que as dores de cabeça que sentia eram por causa da sua coluna, mas se enganou. Segundo o médico, o hematoma subdural se formou ao longo dos meses por causa de uma batida na cabeça, que o ator diz não se lembrar.

Leia também

“Às vezes, é tão sútil que o paciente nem lembra que teve. Depois de um mês, dois começa, então, com uma dor de cabeça, começa a ter uma dificuldade para falar, se for do lado esquerdo, ou ter dificuldade para assinar”, destaca o médico.

Conforme ele, o risco aumenta com a idade. “Na criança, o cérebro ocupa toda a cavidade craniana, mas num adulto que o cérebro está um pouco mais murcho há um espaço entre o cérebro e o osso”, esclarece.

Os hematomas ocupam pequenos trechos entre o cérebro e ossos do crânio, mas no caso de Tony Ramos eles ocupavam todo lado esquerdo. Após duas cirurgias, o sangramento foi contido. “Ele vai voltar (a fazer) tudo. Está ótimo e não tem nenhum problema. Teve uma recuperação plena”, afirma o médico.

Resgate

Tony comenta sobre o dia do resgate. “Não me lembro de quando a ambulância veio pra cá, me resgatou, me levou”, disse.

Ao acordar no hospital, sua esposa, Lidiane Ramos, foi quem comunicou o que havia acontecido. “Fui informado pela Lidiane... ‘Calma, calma, calma você tá bem’. Me lembro da visita de Luiz Villaça, de Denise Fraga”, acrescentou.

Relembre

O ator Tony Ramos foi hospitalizado na noite de quinta-feira (16) por conta de um sangramento no cérebro. Na ocasião, o Hospital Samaritano de Botafogo, na Zona Sul do Rio de Janeiro, onde ele está internado, explicou que o artista passou por uma “cirurgia de drenagem de hematoma subdural”, que foi bem-sucedida e que ele estava “estável”.

Na sexta (17), a unidade de saúde destacou que o artista “realizou uma nova tomografia de crânio”, que “mostrou significativa melhora”.

Além disso, esclareceu que Tony Ramos respirava sem auxílio de aparelhos, estava lúcido e com estado de saúde é estável.

No sábado (18), ele recebeu alta do Centro de Terapia Intensiva (CTI) e foi transferido para a Unidade Semi-Intensiva.

No dia seguinte, ou seja, domingo (19), ele passou por uma segunda cirurgia após apresentar distúrbios de coagulação que resultaram na formação de novos hematomas intracranianos. O boletim destacou que Tony estava bem, acordado e respirando sem o auxílio de aparelhos.

Na segunda (20) passada, Tony “foi submetido ao exame de tomografia, que apontou importante melhora na evolução do quadro clínico”. Já na terça (21), o hospital informou que o ator apresentava contínua evolução no quadro clínico e seguia em “plena recuperação”.

Na quarta (22), o artista recebeu alta do Centro de Tratamento Intensivo (CTI) e, na quinta (23), ele iniciou a fisioterapia. Na sexta (24), após oito dias internado, ele recebeu alta hospitalar.


Participe dos canais da Itatiaia:

Patrícia Marques é jornalista e especialista em publicidade e marketing. Já atuou com cobertura de reality shows no ‘NaTelinha’ e na agência de notícias da Associação Mineira de Rádio e Televisão (Amirt). Atualmente, cobre a editoria de entretenimento na Itatiaia.
Jornalista formado pela Newton Paiva. É repórter da rádio Itatiaia desde 2013, com atuação em todas editorias. Atualmente, está na editoria de cidades.
Leia mais