O cantor sertanejo Milionário, de 84 anos, foi liberado do Hospital Beneficência Portuguesa de São José do Rio Preto no domingo (26), após uma semana de internação devido a um quadro de AVC Isquêmico.
Segundo o boletim médico divulgado à imprensa nesta segunda-feira (27), Milionário foi inicialmente diagnosticado com AVC Isquêmico e, após sua melhora, passou por um procedimento de implante de marca-passo definitivo fisiológico devido a um diagnóstico de Arritmia Cardíaca. Durante sua estadia na Beneficência Portuguesa, o cantor recebeu cuidados das equipes de neurologia e cardiologia.
O comunicado do hospital também destaca que Milionário, cujo nome é Romeu Januário de Matos, deixou o local “disposto, consciente, comunicativo, sem a presença de déficit motor ou sensitivo e alimentando-se normalmente”. O boletim foi assinado pelo Prof. Dr. João Carlos Ferreira Leal, cirurgião cardiovascular, e pelo Dr. Renato Simões, neurologista.
Conhecido também como Garganta de Ouro, Milionário alcançou grande sucesso ao lado de José Rico, cuja morte ocorreu em 2015 aos 68 anos. A dupla surgiu nos anos 1970, durante a expansão do gênero musical sertanejo pelo Brasil. Após o falecimento de José Rico, Milionário seguiu sua carreira ao lado de Marciano, até a morte deste último em 2019.
Internação e diagnóstico de AVC isquêmico
Milionário deu entrada na Emergência do Hospital Beneficência Portuguesa, de São José do Rio Preto, em São Paulo, na última segunda-feira (20), após sofrer um AVC Isquêmico. O boletim médico informou que ele sofreu um “estresse traumático”, que poderia ter ocasionado os sintomas.
Segundo o coordenador da Neurologia do Hospital Vila da Serra, da Oncoclínicas Belo Horizonte, Dr. Galileu Chagas, o AVC isquêmico é o infarto do cérebro. "À semelhança do que pode ocorrer no coração, um vaso é obstruído por um trombo ou placa aterosclerótica e com isto há um prejuízo no aporte de sangue e oxigênio para o tecido cerebral nutrido pelo vaso ocluído, o que pode em última instância levar à morte das células do tecido acometido”, explicou ele.
Joana Matos, filha do cantor
*Com informações de Estadão