Ouvindo...

Quase um mês após transplante, Fabiana Justus passa por mielograma; saiba o que é

Influenciadora recebeu transplante de medula óssea em tratamento de uma leucemia mieloide aguda

Fabiana Justus após sedação para realização de mielograma

Fabiana Justus foi submetida a um transplante de medula óssea há quase um mês e, nesta quinta-feira (25), revelou que foi submetida a um mielograma para avaliar a produção de células-tronco do organismo dela. Através das redes sociais, a influenciadora de 37 anos mostrou o antes e depois do procedimento realizado nesta manhã.

A filha de Roberto Justus deu bom dia aos seguidores anunciando que realizaria “exames importantes”, mas sem revelar que seria submetida ao mielograma. “Continuem as orações que me trazem sempre bons resultados”, pediu Fabiana em outra publicação, na qual aparecia sentada em uma maca.

Pouco mais de uma hora depois, a influenciadora revelou que estava acordando da sedação necessária para o procedimento e agradeceu às “energias maravilhosas” emanadas pelos seguidores. No 29º dia após o transplante, Fabiana chegou a brincar com como ficou após ser sedada para o procedimento em nova publicação.

“Hoje vim fazer o mielograma, um exame de controle para ver como está a medula! Estamos no D + 29 (29 dias do meu transplante!)”, comemorou a empresária. “Vamos que vamos, rumo aos primeiros 100 dias! Obrigada mais uma vez pela torcida, orações e energia maravilhosa de sempre!”, encerrou Fabiana.

Leia também

O que é o mielograma?

O procedimento realizado por Fabiana Justus trata de uma punção aspirativa da medula óssea, conforme divulgado pelo Grupo Oncoclínicas. O exame verifica o funcionamento da medula através de uma análise das células sanguíneas produzidas pelo organismo e é realizado tanto para diagnóstico de cânceres, como para acompanhamento do tratamento.

Para realização do mielograma, uma agulha grossa, capaz de atingir a parte interna do osso, é utilizada para chegar até a medula óssea. A seringa aspira o material da medula e um pequeno fragmento do osso, o que torna necessário o uso de anesteria para diminuir a dor e o desconforto causados pelo procedimento.

Diagnóstico de Fabiana Justus

No dia 25 de janeiro deste ano, Fabiana revelou ter sido diagnosticada com leucemia mieloide aguda e falou sobre a descoberta em vídeo postado nas redes sociais. Segundo a influenciadora, ela foi hospitalizada com ‘uma dor esquisita nas costas e febre’. A partir dali, ela foi internada, passou por exames, colocou o cateter e já começou a quimioterapia.

No dia 27 de março, Fabiana contou que conseguiu um doador 100% compatível com ela e que faria o tão esperado transplante de medula óssea. Após 13 dias, ela relatou que conseguiu a ‘pega’ e avançou no tratamento, recebendo alta hospitalar em 16 de abril.


Participe dos canais da Itatiaia:

Maria Clara Lacerda é jornalista formada pela PUC Minas e apaixonada por contar histórias. Na Rádio de Minas desde 2021, é repórter de entretenimento, com foco em cultura pop e gastronomia.