Robert Downey Jr. venceu o primeiro
A vitória no Oscar segue premiações no Globo de Ouro, no Critics Choice Awards, no Bafta e no SAG Awards, onde ele também foi premiado pelo papel no drama de Christopher Nolan. Downey Jr. foi ovacionado pela plateia que acompanha a premiação no Teatro Dolby, em Hollywood, onde recebeu a estatueta de vencedores da categoria Ke Huy Quan, Sam Rockwell, Tim Robbins, Christoph Waltz e Mahershala Ali.
O papel que, nas palavras do ator, o transformou em um homem diferente, marca uma virada após um passado marcado pelo vício em drogas e uma carreira revivida pelo Universo Cinematográfico da Marvel, onde deu vida a Tony Stark, o Homem de Ferro. Vale lembrar que a primeira indicação ao Oscar veio em 1993, por “Chaplin”.
Dezesseis anos a separam da segunda nomeação, em 2009. Na primeira, ele perdeu para Al Pacino e depois para Heath Ledger. Entre as indicações, o ator lutou contra a dependência química e o alcoolismo, sendo preso em duas ocasiões, em 1996 e 1999. Sóbrio desde 2003, ele fala abertamente sobre o que viveu e chegou a brincar sobre o assunto na abertura do Oscar, antes de ser premiado.
Robert Downey Jr. em ‘Oppenheimer’
Escalado por Christopher Nolan, Downey Jr. deu vida ao ex-secretário interino de Comércio dos Estados Unidos, Lewis Strauss. Figura importante no desenvolvimento de armas nucleares, ele foi de aliado a rival de Oppenheimer durante a jornada apresentada no longa.
Participe do canal da Itatiaia no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular.