Com ingressos esgotados, o Sepultura subiu ao palco da Arena Hall, às 21h30, para fazer seu último show em Belo Horizonte, na noite desta sexta-feira (1º), na mesma cidade onde tudo começou há 40 anos.
Formada em 1984 no bairro Santa Tereza, na Zona Leste da capital mineira, o Sepultura se tornou a maior banda de heavy metal do Brasil, com enorme reconhecimento internacional. O show não decepcionou e passou por, basicamente, todas as fases da carreira.
Com uma formação inédita, bem diferente da original, a
A “prova de fogo” foi a estreia do
Pela primeira vez, ele se uniu a Derrick Greene (vocal), Andreas Kisser (guitarra) e Paulo Jr (baixo) no palco para representar o legado do Sepultura em sua “Terra Natal”.
Retorno às origens
Logo de cara, a abertura do show enlouqueceu a platéia com três músicas do álbum “Chaos A.D.” (1993) em sequência: “Refuse/Resist’, “Territory” e “Slave New World”.
De camisas pretas, uma multidão de headbangers lotou a casa e sacudiu a pista com diversas rodas de mosh pits. A cada música, os metaleiros gritavam o nome da banda com euforia, para a emoção dos artistas.
O Sepultura tocou por 1h30, apresentando um conjunto de 22 músicas que abrangeu tanto a fase antiga quanto a mais recente da banda.
Grande parte do repertório inclui hits da formação clássica do Sepultura com os irmãos Igor e Max Cavalera, nos anos 1980 e 1990.
Músicas dos álbuns “Morbid Visions” (1986), “Schizophrenia” (1987), “Beneath the Remains” (1989), “Arise” (1991), “Chaos A.D.” (1993) e “Roots” (1996) foram o auge da noite.
O setlist também contou com faixas dos últimos álbuns, como “Quadra” (2021) e “ Machine Messiah” (2017), que não deixam a desejar em comparação com outros.
Além disso, a performance incluiu a musicalidade brasileira com a todos integrantes tocando percussão na música “Kaiowas”, do “Chaos A.D.” (1993).
O fechamento “alucinou” os fãs com o medley de “Ramatha” e “Roots Bloody Roots”, que encerrou a jornada histórica do Sepultura nos palcos de Belo Horizonte com “chave de ouro”.
Veja o setlist completo abaixo.
“Prova de fogo”
A grande expectativa da noite estava na estreia do novo baterista,
Com a substituição de última hora, o Sepultura trouxe o norte-americano Greyson Nekrutman, de 21 anos, que vem da banda norte-americana Suicidal Tendencies.
O desafio era ver como o baterista iria se adaptar à banda com o pouco tempo de ensaio e tocando um estilo mais pesado do que estava acostumado nos EUA.
A performance não decepcionou os fãs. O público, de forma geral, aprovou a estreia do baterista e gritou seu nome durante o show. Nekrutman ficou emocionado e agradeceu o carinho.
No entanto, ficou nítido que o baterista teve dificuldade em algumas músicas e chegou a pedir orientação de Andreas Kisser para a introdução de “Troops of Doom”, do álbum Morbid Vision (1986) - lançado quando ele não era nem nascido.
No final, Greyson Nekrutman parecia satisfeito com a performance e saiu do palco abraçando a banda, sem esconder a felicidade pela estreia.
O Sepultura segue neste sábado (2) para Juiz de Fora (MG), na Zona da Mata. A turnê “Celebrating life through death” vai passar por oito cidades brasileiras e 20 países estrenageiros, entre a Europa e a América Latina.
Em seus 40 anos de carreira, o grupo mineiro viajou por 80 países, conquistando uma grande legião de fãs internacionais.
Em entrevista ao portal Rockast, o guitarrista Andreas Kisser sugeriu a possibilidade de convidar ex-membros do Sepultura para participar da despedida, mas essa chance única não se materializou em Belo Horizonte (MG).
Veja o setlist da turnê “Celebrating life through death”:
- Refuse/Resist
- Territory
- Slave New World
- Phantom Self
- Dusted
- Attitude
- Kairos
- Means to an End
- Cut-Throat
- Guardians of Earth
- Mind War
- False
- Choke
- Escape to the Void
- Kaiowas
- Sepulnation
- Biotech Is Godzilla
- Agony of Defeat
- Troops of Doom
- Arise
- Ratamahatta
- Roots Bloody Roots
Agenda turnê “Celebrating life through death” no Brasil:
- Belo Horizonte: 1 de março (ESGOTADO)
Local: Arena Hall - Juiz de Fora (MG): 2 de março
Local: Estacionamento Cultural - Brasília (DF): 9 de março
Local: Arena Lounge - Uberlândia (MG): 15 de março
Local: Castelli - Porto Alegre (RS): 21 de março
Local: Araújo Vianna - Curitiba (PR): 22 de março
Local: Live - Florianópolis (SC): 23 de março
Local: Arena Opus - São Paulo (SP): 6 e 7 de setembro (ESGOTADOS) | Data extra: 8 de setembro
Local: Espaço Unimed
Participe do canal da Itatiaia no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular.