Ouvindo...

Tina Turner, rainha do ‘Rock ‘n Roll’, morreu de quê?

Rainha do ‘Rock ‘n Roll’ possuía em seu histórico vários problemas de saúde

Cantora morreu nessa quarta

A cantora Tina Turner, que morreu aos 83 anos nessa quarta-feira (24), enfrentou vários momentos difíceis e doenças ao longo da vida. O motivo da morte da rainha do ‘Rock ‘n Roll’ não foi revelado oficialmente, mas, de acordo com a imprensa internacional, ela faleceu devido a uma “longa doença”.

No decorrer dos anos, a artista sofreu violência doméstica, lutou contra um câncer no intestino, passou por um transplante de rim e perdeu dois filhos, Craig e Ronnie. Além disso, em 2021, uma pessoa disse que a cantora estaria novamente realizando diálise. “Ela está em diálise novamente. As pessoas em seu círculo temem que ela não tenha muito tempo de vida”, disse à época.

A equipe da cantora lamentou a morte dela nas redes sociais e optou por não revelar o que causou o óbito. “Com sua música e sua paixão sem limites pela vida, ela encantou milhões de fãs ao redor do mundo e inspirou as estrelas de amanhã. Hoje nos despedimos de uma querida amiga que nos deixa sua maior obra: sua música”, diz parte do comunicado.

Confira o histórico de saúde de Tina Turner

Em 1985, Tina Turner começou a tomar remédios para pressão alta. Porém, ela não fazia o tratamento ideal. Em 2013, ela relatou ter sofrido um derrame, que deixou sua saúde debilitada a partir de então. A artista teve o lado direito do corpo afetado e, aos 73 anos, precisou reaprender a andar.

Depois de sofrer o derrame, a cantora começou a tomar mais remédios para controlar a hipertensão. Por não se adaptar, ela recorreu à homeopatia. Porém, a pressão arterial acabou descontrolando. Além disso, o coração dela também foi afetado.

Em 2016, ela foi diagnosticada com câncer de intestino em estágio inicial. À época, ela fez uma cirurgia e parte do intestino foi retirado.

No ano seguinte, em 2017, ela fez um transplante de rim. Antes do procedimento, fez diálise. Seus rins estavam funcionando com 20% da capacidade. Porém, mesmo assim, ela precisou recorrer ao procedimento. O órgão foi doado por Erwin Bach, seu ex-marido.

Em seu livro “My Love Story”, a cantora revela que devido aos problemas pensou em recorrer ao suicídio assistido na Suíça, onde tinha cidadania.

Traumas

Tina foi vítima de violência doméstica. Em 2021, ela relatou em seu documentário sofrer de estresse pós-traumático devido à relação tumultuada com o cantor e ex-marido, Ike Turner (1931 - 2007). Eles ficaram juntos por 18 anos. Após a morte de Ike, a cantora chegou a contar que ainda tinha pesadelos com ele.

A cantora também perdeu dois filhos. Em 2018, Craig Turner, de 59 anos, o mais velho de seus quatro filhos, tirou a própria vida. Depois, em dezembro de 2022, Ronnie morreu aos 62 anos vítima de câncer de cólon em estágio 4.

Patrícia Marques é jornalista e especialista em publicidade e marketing. Já atuou com cobertura de reality shows no ‘NaTelinha’ e na agência de notícias da Associação Mineira de Rádio e Televisão (Amirt). Atualmente, cobre a editoria de entretenimento na Itatiaia.