Ouvindo...

Miss Universo MG: representante mineira será eleita neste domingo

Vencedora lutará pela coroa no Miss Universo Brasil

Ariella Moura (Miss Divinópolis), Isalu (Miss Ouro Preto), Acsa Abreu (Miss Gov. Valadares) e Gabriela Botelho

A Miss Universo Minas Gerais 2023 será coroada neste domingo (30) em Juiz de Fora, na Zona da Mata. Ao todo, 33 misses concorrem à faixa - conheça todas as candidatas aqui. A vencedora se juntará à Miss Universo Paraná, Mariana Becker, que foi eleita no dia 2 de abril. No entanto, outras 24 misses ainda serão coroadas como representantes de seus estados no decorrer deste semestre. Afinal, a previsão é de que o Miss Universo Brasil seja realizado até julho. O Miss Minas Gerais será transmitido ao vivo a partir das 22h no canal do Miss Universo Brasil no Youtube.

Confinadas desde sexta-feira (28) em um hotel da cidade, as misses participaram da etapa preliminar nesse sábado (29). Nesta parte do concurso, os jurados já conseguem levantar nomes das candidatas mais fortes à coroa. No entanto, a grande final é que fecha com chave ouro o concurso. A miss é avaliada pela desenvoltura no palco, oratória e conhecimento, além da beleza.

Coordenador do Miss Universo Minas Gerais, Diley Almeida explica que o concurso neste ano está mais “diverso e acolhedor”. Afinal, tem pela primeira vez na história uma mulher trans, a Miss Universo Divinópolis, Ariella Moura, e uma mãe, a Miss Universo Patos de Minas, Tatiana Gonçalves.

“No meu primeiro ano como coordenador do Miss Universo Minas Gerais, ter a possibilidade de fazer um concurso tão diverso e acolhedor é muito especial para mim. Quero que todas as mulheres mineiras sintam que o concurso é o lugar delas”, destaca.

MG é o 2º estado que mais elege misses Brasil

Minas Gerais já elegeu nove misses Brasil, sendo o segundo estado com mais mulheres eleitas as mais bonitas do país. O estado perde apenas para o Rio Grande do Sul, que possui, ao todo, 13 misses eleitas. Em terceiro lugar, aparece São Paulo com oito misses.

A Miss Minas Gerais eleita mais recente Miss Brasil foi a juiz-forana Júlia Horta, que em 2019 participou da coroação mundial em Atlanta, nos Estados Unidos (EUA). A mineira ficou no top 20 do Miss Universo 2019.

Uma miss mineira que também fez história foi Natália Guimarães, que é natural de Juiz de Fora. Ela ficou em segundo lugar no Miss Universo 2007 ao perder para a japonesa Akiko Kojima. Até hoje, muitos brasileiros tratam a derrota como “injustiça”.

Relembre

Juiz de Fora é a cidade mineira que mais elegeu misses Minas Gerais, que depois foram coroadas misses Brasil. São elas: Natália Guimarães (2007) e Júlia Horta (2019). As demais representaram cidades da região Metropolitana e do interior. Vale destacar que Belo Horizonte nunca elegeu uma Miss Brasil.

Confira:

  • Staël Abelha (1961)

  • Eliane Guimarães (1971)

  • Suzana Araújo (1978)

  • Marisa Fully (1983)

  • Renata Bessa (1995)

  • Nayla Micherif (1997)

  • Natália Guimarães (2007)

  • Débora Lyra (2010)

  • Júlia Horta (2019)

Patrícia Marques é jornalista e especialista em publicidade e marketing. Já atuou com cobertura de reality shows no ‘NaTelinha’ e na agência de notícias da Associação Mineira de Rádio e Televisão (Amirt). Atualmente, cobre a editoria de entretenimento na Itatiaia.