O cantor Seu Jorge teve aceito o pedido para registrar o quarto filho como Samba. No começo desta semana, o pedido do cantor tinha sido negado por um cartório de registro civil em São Paulo, mas nesta quinta-feira (26), foi confirmada a reversão da negativa, e o nome escolhido pôde ser registrado.
Em entrevista ao Portal G1, a registradora Kátia Possar explicou que, “diante das razões apresentadas, que envolvem a preservação de vínculos africanos e de restauração cultural com suas origens, assim como o estudo de caso que mostrou a existência deste nome em outros países”, foi formado o convencimento acerca do nome.
Veja o anúncio de Seu Jorge confirmando seria pai pela quarta vez:
Inicialmente, o 28º Cartório de Registro Civil das Pessoas Naturais da capital paulista tinha se recusado a emitir a certidão de nascimento por conta do nome do bebê, que nasceu no domingo (22). Foi considerado que o nome poderia ridicularizar o garoto no futuro, com base em artigo de lei que trata da regulamentação dos registros públicos no Brasil.
A Associação dos Registradores de Pessoas Naturais de São Paulo ainda informou ao Portal que, em casos de recusa como esse, o caso é encaminhado para análise de um juiz corregedor do Tribunal de Justiça do Estado. Os argumentos usados pelo cantor foram levados em consideração, e após reunião entre as partes, houve um consenso.