Três eleitores foram presos em flagrante pela Polícia Federal (PF), neste domingo (6), por se envolverem em crimes eleitorais nos estados de Santa Catarina, Pará e Paraíba. As ocorrências apontam que eles teriam tirado fotos da urna de votação, o que é proibido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e os Tribunais Regionais Eleitorais (TREs).
Em Santa Catarina, o caso ocorreu na cidade de Joaçoba, quando um eleitor de 65 anos foi detido por quebra de sigilo do voto. A ocorrência, segundo o TRE, foi registrada no início da manhã. O homem possuía duas imagens da urna eletrônica no celular e foi encaminhado à delegacia da cidade. O caso ocorreu no Sine da cidade.
Leia também:
Falsas mesárias são detidas fazendo boca de urna na Grande BH Eleições 2024: até que horas posso votar neste domingo? Candidato a vereador é detido suspeito de trocar maconha por voto no interior de MG
A segunda ocorrência foi em Marabá, no Pará, na escola Pequeno Príncipe. Na ocasião, uma idosa, de 69 anos, foi flagrada tirando foto da urna no momento da votação. De acordo com a Polícia Civil, ela foi encaminhada à delegacia, ouvida e liberada, mas que o o crime será apurado como violação do sigilo do voto.
Na Paraíba, um outro eleitor também foi preso pela Polícia Militar por filmar o momento do voto com um aparelho celular. Ele foi encaminhado para o Fórum Eleitoral da cidade e ouvido pela PF. Na ocasião, ele foi questionado pelo mesário, mas negou a situação. À polícia, ele confirmou que havia filmado o voto de vereador. O caso foi registrado na escola Dom Moisés Coelho, um dos maiores locais de votação do município