Ouvindo...

Bruno Engler e Mauro Tramonte debatem sobre mudanças no Plano Diretor de Belo Horizonte

Candidato do PL à Prefeitura da capital questiona ações da gestão do ex-prefeito Alexandre Kalil nas mudanças do projeto

O Plano Diretor de Belo Horizonte foi o tema da pergunta do candidato Bruno Engler (PL) a Mauro Tramonte (Republicanos) durante o debate da Itatiaia nesta terça-feira (01). O prefeito que for eleito na capital mineira ficará responsável por propor mudanças no projeto a partir de 2027. Engler lembrou que ex-Secretaria Municipal de Política Urbana, Maria Caldas, foi a responsável pela última alteração no Plano.

“Uma das questões que o próximo prefeito precisará tratar é a questão do Plano Diretor. E você mesmo reconheceu a necessidade de revermos o Plano Diretor porque a última mudança feita afastou o setor da construção civil da capital”, e perguntou. “Essa mudança foi feita pelo seu padrinho, pelo Kalil, juntamente com a Maria Caldas. Você entende que o Kalil errou?”.

Tramonte não quis entrar na decisão tomada na administração do apoiador. “Se o Kalil errou é problema dele. O que interessa é que eu vou fazer. Se a Maria Caldas passou um problema para todo mundo não é problema meu. O meu problema vai ser fazer esse Plano Diretor ser aceitável para todos”, disse. Tramonte também disse que quer um projeto que atraia as empresas para BH. “Hoje o metro quadrado para construir em Belo Horizonte está mais caro que em Rio e São Paulo. Tem empresas grandes aqui que geraram empregos, arrecadam impostos, poderiam construir mais e arrecadar mais IPTU que só estão aqui por tradição de família”.

Leia também

Engler, por sua vez, relembrou as mudanças feitas na gestão de Kalil. “Antes a gente tinha um direito de construir que variava de 1.2 até 2.7 e o Kalil, junto com Maria Caldas, passou para 1 para 1 para a cidade inteira, em uma ganância de querer vender outorga onerosa”.


Participe dos canais da Itatiaia:

Clique aqui e veja a lista dos candidatos a prefeito e a vereador de todas as cidades do país

Graduado em jornalismo e pós graduado em Ciência Política. Foi produtor e chefe de redação na Alvorada FM, além de repórter, âncora e apresentador na Bandnews FM. Finalista dos prêmios de jornalismo CDL e Sebrae
Jornalista pela UFMG, já passou pela Rádio UFMG Educativa. Na Itatiaia desde 2022, participou da produção de programas para a rádio e cobrindo a editoria de cidades. Atualmente faz parte da editoria de Política, na cobertura das Eleições 2024.
Editor de Política. Formado em Comunicação Social pela PUC Minas e em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Já escreveu para os jornais Estado de Minas, O Tempo e Folha de S. Paulo.
Editor de política. Foi repórter no jornal O Tempo e no Portal R7 e atuou no Governo de Minas. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), tem MBA em Jornalismo de Dados pelo IDP.
Leia mais