Ouvindo...

Bruno Engler e Mauro Tramonte debatem sobre mudanças no Plano Diretor de Belo Horizonte

Candidato do PL à Prefeitura da capital questiona ações da gestão do ex-prefeito Alexandre Kalil nas mudanças do projeto

O Plano Diretor de Belo Horizonte foi o tema da pergunta do candidato Bruno Engler (PL) a Mauro Tramonte (Republicanos) durante o debate da Itatiaia nesta terça-feira (01). O prefeito que for eleito na capital mineira ficará responsável por propor mudanças no projeto a partir de 2027. Engler lembrou que ex-Secretaria Municipal de Política Urbana, Maria Caldas, foi a responsável pela última alteração no Plano.

“Uma das questões que o próximo prefeito precisará tratar é a questão do Plano Diretor. E você mesmo reconheceu a necessidade de revermos o Plano Diretor porque a última mudança feita afastou o setor da construção civil da capital”, e perguntou. “Essa mudança foi feita pelo seu padrinho, pelo Kalil, juntamente com a Maria Caldas. Você entende que o Kalil errou?”.

Tramonte não quis entrar na decisão tomada na administração do apoiador. “Se o Kalil errou é problema dele. O que interessa é que eu vou fazer. Se a Maria Caldas passou um problema para todo mundo não é problema meu. O meu problema vai ser fazer esse Plano Diretor ser aceitável para todos”, disse. Tramonte também disse que quer um projeto que atraia as empresas para BH. “Hoje o metro quadrado para construir em Belo Horizonte está mais caro que em Rio e São Paulo. Tem empresas grandes aqui que geraram empregos, arrecadam impostos, poderiam construir mais e arrecadar mais IPTU que só estão aqui por tradição de família”.

Leia também

Engler, por sua vez, relembrou as mudanças feitas na gestão de Kalil. “Antes a gente tinha um direito de construir que variava de 1.2 até 2.7 e o Kalil, junto com Maria Caldas, passou para 1 para 1 para a cidade inteira, em uma ganância de querer vender outorga onerosa”.


Participe dos canais da Itatiaia:

Clique aqui e veja a lista dos candidatos a prefeito e a vereador de todas as cidades do país

Graduado em jornalismo e pós graduado em Ciência Política. Foi produtor e chefe de redação na Alvorada FM, além de repórter, âncora e apresentador na Bandnews FM. Finalista dos prêmios de jornalismo CDL e Sebrae.
Jornalista pela UFMG com passagem pela Rádio UFMG Educativa. Na Itatiaia desde 2022, atuou na produção de programas, na reportagem na Central de Trânsito e, atualmente, faz parte da editoria de Política.
Editor de Política. Formado em Comunicação Social pela PUC Minas e em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Já escreveu para os jornais Estado de Minas, O Tempo e Folha de S. Paulo.
Editor de política. Foi repórter no jornal O Tempo e no Portal R7 e atuou no Governo de Minas. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), tem MBA em Jornalismo de Dados pelo IDP.