O transporte coletivo municipal em Belo Horizonte será gratuito em 6 de outubro, um domingo, dia do primeiro turno das eleições municipais. De acordo com a prefeitura, a medida será válida durante todo o dia, entre meia noite e 23h59, e vale para todas as linhas de ônibus convencionais, do MOVE e suplementares.
A gratuidade no transporte público coletivo de passageiros municipal em dia de eleição está prevista na Lei Orgânica do Município de Belo Horizonte e pela Resolução 23.736/2024, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A resolução visa facilitar o acesso ao transporte público e deslocamento dos eleitores
Ainda de acordo com a PBH, cerca de 5 mil viagens serão acrescidas ao quadro de horários de domingo - um aumento de 45% na oferta para o dia - entre 8h e 20h. No dia das eleições, o transporte coletivo municipal irá operar com quadro de dia útil - ou seja, com mais viagens disponíveis durante o dia. Ainda assim, os atendimentos típicos de domingo, como as linhas específicas para o Zoológico e o Parque das Mangabeiras, serão mantidos.
Os passageiros serão informados sobre a gratuidade do transporte público de Belo Horizonte no dia das eleições através de cartazes afixados dentro dos ônibus e nas estações de integração e transferência. O quadro de horários poderá ser acessado através de QR Codes afixados nestes cartazes.